“Os Sapos”, estrelado por Thalita Carauta, estreia no dia 6 de fevereiro nos cinemas de todo o Brasil. O elenco conta ainda com Karina Ramil, Verônica Reis, Pierre Santos e Paulo Hamilton. Dirigido por Clara Linhart, com roteiro original de Renata Mizrahi, trata-se de um longa-metragem derivado da peça teatral homônima de sucesso e inspirado em uma história real vivida pela roteirista, tendo também uma versão em curta-metragem, rodada em 2010, que circulou por diversos festivais.
Na trama, Paula, uma mulher de 40 anos, chega a uma casa isolada no meio do mato para um reencontro com amigos do colégio, mas descobre que a confraternização foi cancelada. Presa no local até o dia seguinte, ela convive com Marcelo e sua namorada não assumida, Luciana, além de um casal de vizinhos, Cláudio e Fabiana. A presença de Paula propicia uma tomada de consciência das mulheres e revela as neuroses dos dois casais provocando tempestades afetivas.
Essa não é a primeira parceria de Clara e Renata. As duas participaram do projeto “Silêncio!”, peça sobre judias polacas, no qual Renata escreveu e Clara documentou a pesquisa, gerando o premiado curta “Em Paz”. Para a dupla, o longa é ao mesmo tempo universal e profundamente íntimo. Ele fala de amor, mas não o amor romântico, e sim do amor que causa dependência, do qual muitas vezes somos vítimas sem perceber.
“O filme não apresenta uma resposta. Ele provoca uma reflexão sobre o lugar em que podemos nos colocar num relacionamento. Lugares que tiram a nossa potência, o brilho, a autoestima, mas mesmo assim, de onde não conseguimos sair”, observam. “Os Sapos” estreou em 2024 no Festival Internacional de Cinema de João Pessoa, onde recebeu os prêmios de Melhor Roteiro (Renata Mizrahi), Melhor Direção (Clara Linhart) e Melhor Montagem (Nina Galanternick). Também foi premiado no Festival Internacional de Colombo, conquistando o prêmio de Melhor Montagem, e no Festival Internacional de Cinema da Província de Buenos Aires, onde levou o Prêmio de Melhor Filme Internacional.
A produção é da Gamarosa Filmes, coprodução do Canal Brasil e Telecine e a distribuição é da Livres Filmes & Artes. Assista ao trailer: