Desembarcou no Farol Santander, em São Paulo, a exposição “Sergi Cadenas – A Imagem Expandida” que traz obras tridimensionais do artista espanhol. O artista produz dois retratos diferentes em uma única pintura. Suas peças, incríveis, mudam à medida que o espectador caminha de um lado para o outro, revelando gradualmente rostos à medida que ele se move.
Cada retrato é uma obra de arte independente, mas, ao considerar o que vemos entre os dois extremos, uma terceira pintura também surge em transição. As obras de Cadenas usam faixas verticais rígidas para produzir suas transformações. O artista pinta uma pessoa diferente em cada lado das tiras, de modo que, quando se olha o trabalho de um ângulo, vê-se o assunto como planejado. No entanto, ao caminhar em direção ao centro, os sujeitos convergem e suas características físicas se fundem.
Este efeito se dissipa quando aquele que observa se move para um dos lados da peça. A dualidade é um tema central da arte cinética do pintor e pode ser interpretada de várias maneiras. Na exposição, é possível ver Marylin Monroe e Albert Einstein em uma mesma pintura e representam beleza e inteligência.
A ideia de associação é outra faceta conceitual de seu trabalho. Um homem e uma mulher emparelhados podem ser lidos como parceiros da vida, assim como um homem e seu amado filho. Qualquer que seja a maneira com a qual se decida decifrar a dualidade dessas peças, a maneira como Cadenas vê seu trabalho é um lembrete de que devemos tomar nosso tempo e apreciar a beleza que o acompanha.
SERVIÇO
Exposição “Sergi Cadenas – A Imagem Expandida
Onde: Farol Santander
Endereço: Rua João Brícola, 24, Estação São Bento, Centro – São Paulo
Quando: 30 de setembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023
Horário: terça a domingo das 9h às 20h
Quanto: R$ 30 (inteira) R$ 15 (meia)
Classificação etária: livre
Informações: (11) 3553-5627 ou através do site