O músico húngaro radicado em Amsterdam Kristóf Hajós lança com o mineiro Bemti o single “Congratulations (You’re Doing Fine)”. A parceria internacional foi gravada em Lisboa em setembro de 2022 no estúdio Haus e o single ainda conta com um “Lado B” com a versão instrumental da música.
BEMTI TRAZ VIOLA CAIPIRA EM MEIO A UM ‘APOCALIPSE TROPICAL’ NO ÁLBUM “LOGO ALI”
Kristóf Hajós foi líder da aclamada banda The Unbending Trees, indicada ao EMA e destaque em importantes publicações britânicas como The Guardian e The Times. A música “Congratulations” faz parte do primeiro disco solo do músico: “Good Morning, Nothingness!” (ouça) lançamento do selo europeu Klinik. A versão exclusiva para o single tem produção de Luis Calil (Cambriana, Ara Macao).
Este é o primeiro lançamento inédito de Bemti desde o disco “Logo Ali”, realizado através do edital Natura Musical, eleito pela APCA um dos Melhores Discos de 2021 e 20º lugar na Lista das Listas, compilação de 120 publicações de melhores lançamentos daquele ano. Também é o primeiro single do artista desde o Grammy Latino de 2022, onde Bemti participou ao lado do paulista Gabeu como intérprete e compositor no disco “Agropoc” indicado ao Grammy de Melhor Álbum Sertanejo.
“Congratulations (You’re Doing Fine)” é um synthpop sobre a ânsia de viver após o período de isolamento e as eventuais dúvidas que podem surgir sobre se sentir bem para “retomar” nossa vida. “Perceber que estamos realmente bem é uma coisa muito difícil. A auto-aceitação verdadeira e o auto-amor soam como um lugar comum, mas são como uma ‘espécie em extinção’. A música fala sobre esse momento de enxergar quem somos de verdade e aceitar a beleza nisso”, diz Kristóf Hajós.
BEMTI LANÇA CLIPE DE “OUTRO LADO” EM PARCERIA COM O ARTISTA PORTUGUÊS MURAIS
“Diversas coisas me atraíram nessa canção e me fizeram aceitar o convite do Kristóf. O estilo me lembra muitas coisas da música alternativa que eu cresci escutando, acho letra e melodia muito bonitas, e a música tem um ‘otimismo melancólico’ que dialoga muito com o meu próprio trabalho. O timbre do Kristóf é sensacional e me remete a vozes como a do Leonard Cohen e do Matt Berninger do The National. Foi uma honra fazer essa minha primeira parceria internacional fora da língua portuguesa com um single tão interessante. Estou empolgado pras pessoas escutarem”, complementou Bemti.
“Eu encontrei a música do Bemti em 2020 pelas redes sociais e fui cativado imediatamente pelo som requintado e os visuais extraordinários. Além disso, o fato dele usar a sua voz para criar constantemente representatividade para a comunidade queer é exatamente o que precisamos nesses tempos não tão fáceis de viver”, diz Kristóf sobre a parceria. Assim como o Brasil, a Hungria, terra natal de Kristóf, enfrenta uma onda de extrema direita, e este foi um dos motivos para o músico se mudar para Amsterdam e se naturalizar holandês. “Desde o dia que conheci o trabalho de Bemti tive vontade de trabalhar com ele, e fiquei muito feliz que isso aconteceu!”, completa. A arte do single é assinada pelo artista Gabriel Martins, que já trabalhou com artistas como Duda Beat e Alice Caymmi. Ouça o resultado: