Ao longo dos séculos, a história da fotografia tem sido contada quase exclusivamente pela perspectiva masculina. Com a missão de contribuir para transformar essa situação e buscar o empoderamento feminino por meio da arte, o projeto Mulheres em Foco, da Numen Produtora, chega a sua terceira fase. A iniciativa, que nesta edição traz o patrocínio da EDP, distribuidora de energia do Alto Tietê, através do Instituto EDP, promoverá oficina gratuita de fotografia para 60 moradoras de Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, entre maio e junho.
COLEÇÃO “JAPÃO EM PRETO E BRANCO” TRAZ FOTOGRAFIAS DO AUSTRALIANO MARK AICHHOLZER-BUENO
O projeto tem início com uma palestra sobre fotografia artística que tem a proposta apresentar a oficina e convidar as mulheres presentes para participar das aulas. O encontro acontece no dia 3 de maio, às 13h30, no anfiteatro da Estação Cidadania e Cultura.
Já as oficinas são divididas em quatro turmas de 15 alunas cada, as duas primeiras têm aulas na Estação Cidadania e Cultura, de 8 a 19 de maio; e as demais, na EMEB Professora Nurimar Martins Hiar, de 8 a 20 de maio. Com atividades teóricas e práticas, as aulas ensinam técnicas básicas de fotografia artística para despertar o interesse das participantes para essa linguagem e incentivá-las a fazer os primeiros cliques.
O resultado das oficinas fará parte de uma mostra aberta ao público, que acontece no dia 3 de junho, das 13h às 15h, na Estação Cidadania e Cultura. Na ocasião, haverá uma exposição com as fotos tirada pelas participantes durante as aulas, a entrega dos certificados de conclusão da oficina, um setlist de DJ e o microfone fica aberto para quem quiser dar seu depoimento.
O principal objetivo do projeto é buscar a valorização do olhar das mulheres sobre a condição social feminina e oferecer acesso gratuito à arte. O único requisito para participar das atividades é ter mais de 15 anos. Inscrições para as turmas 1 e 2 (AQUI) – Inscrições para as turmas 3 e 4 (AQUI).