Há alguns dias observei um post nas redes sociais da Avon “encerrando” a parceria com a rapper Karol Conká, devido suas atitudes dentro do reality show Big Brother Brasil, exibido na Rede Globo. Fiquei pensando – O que Mr. McConnell e Mrs Albee pensariam sobre essas atitudes em relação à imagem da marca? Não sabem de quem estou falando? Pois vou lhes contar quem foi os primeiros influenciadores da beleza mundial. Trata-se de David H. McConnell e Mrs Albee.
David Hall McConnell nasceu em Oswego, New York, em 1858, e planejava se tornar um professor de matemática. Formou-se em química e entrou para o ramo comercial em 1879 – vendendo livros. Como a venda dos livros não eram tão significativas, decidiu então colocar pequenos frascos de perfumes como brinde, para incentivar as vendas. Perfumes estes que ele mesmo criava. Logo percebeu que as mulheres estavam se interessando mais pelos perfumes do que os livros. Foi então que notou – se os livros podiam ser vendidos de porta em porta – os perfumes também poderiam. McConnell utilizou essa concepção e criou em 1892 a Califórnia Perfume Company.
No início, fabricou seus próprios perfumes em casa e passava o dia vendendo-os junto com os livros. É importante afirmar que os perfumes eram elaborados com sua esposa, Lucy, e juntos desenvolveram as cinco primeiras fragrâncias de perfumes da California Perfume. Mas ele percebeu que sozinho não daria conta de vender e principalmente, que se tratando de produtos de beleza e higiene pessoal, talvez uma mulher tivesse mais credibilidade do que um homem. Foi então, que surgiu a sua primeira “agente de vendas” em 1879 – a professora do ensino primário, a senhora Persis Foster Eames Albee, ou simplesmente, Mrs. Albee.
Ela foi a primeira revendedora profissional da California Perfume Company, que mais tarde se tornaria a Avon Products e é considerada a primeira “Avon Lady” da história, devido as suas bem-sucedidas técnicas de marketing e ao recrutamento e treinamento de outras vendedoras. Ela foi a pioneira em fazer as mulheres se tornarem financeiramente independentes. Mrs. Albee desenvolveu uma forma exclusiva de vendas. Isso deu às mulheres a oportunidade de obter uma renda – numa época em que somente os homens eram os provedores da casa.
Mrs. Albee se vestia elegantemente quando saia para fazer o seu trabalho de vendas de porta em porta. Às vezes, usava um chapéu forrado, luvas e botas altas com botões, tudo muito fino e elegante. Afinal, a imagem é a alma de qualquer negócio. Carregava um manual/catálogo afirmando que suas amostras eram itens reais do que tinha em estoque e eram idênticas às que os clientes receberiam após a compra. Mrs. Albee trabalhou para a Califórnia Perfume por 25 anos e a empresa se tornou Avon Cosmetics anos depois, após a sua morte.
Mrs. Albee e Mr. David McConnell são reverenciados até hoje por criarem produtos, métodos e postura de vendas. O papel pioneiro de Mrs. Albee como revendedora foi seguido por outras mulheres, chegando a meio milhão de revendedoras em 1972. Isso é que chamo de uma verdadeira “influencer”. Anos depois, foi criado o Prêmio Mrs.Albee e vários deles foram entregues as melhores revendedoras de vendas no mundo. O sucesso e importância de Mrs.Albee foi tanto que até a Barbie se rendeu aos seus encantos, e fez uma versão Albee, em 1997, se tornando um item de colecionador. Talvez você ache estranho eu falar de duas pessoas que oficialmente não eram maquiadores, mas mais do que maquiar, eles literalmente influenciaram pessoas, deixaram um legado e mais ainda, mudaram toda uma cultura, utilizando a beleza como arma.
Hoje a Avon, sediada em New York, nos Estados Unidos, possui fábricas instaladas nos cinco continentes. É líder global em vendas direta – considerada a marca de cosméticos mais vendida mundialmente – presente em mais de 100 países. Possui mais de seis milhões de revendedores autônomos em todo planeta. Está presente no Brasil desde 1958, e conta com mais de um milhão de revendedores, ou podemos dizer, de influenciadoras. A Avon é reconhecidamente a empresa que mais investe na saúde da mulher, tendo a maior fundação corporativa, a Avon Foundation, criada em 1955, que reúne investimentos para causas femininas em diversos países, com ações voltadas principalmente à conscientização da violência doméstica e prevenção do câncer de mama.
Não posso deixar de dizer que no Brasil, existe o Prêmio Avon de Maquiagem – Trata-se da mais tradicional premiação em homenagem aos profissionais de maquiagem do país. Foi criado em 1995, e é exclusivo para maquiadores brasileiros. A premiação reconhece os melhores trabalhos desenvolvidos por profissionais em diferentes áreas de atuação, nas categorias – artística, editorial, publicidade, social, revendedor e influenciador digital. Aliás, em 2011, este que vos escreve, foi premiado na categoria artes cênicas. Em 2019, a 24ª edição do prêmio incluiu duas categorias não profissionais – revendedor e influenciador digital – premiando também admiradores da maquiagem que atuam como revendedores da Avon ou porta-vozes de beleza nas redes sociais. O Prêmio Avon de Maquiagem ajudou a colocar a maquiagem como expressão artística e a tirar os maquiadores dos bastidores das produções em uma época em que a maquiagem ainda não tinha espaço na mídia e não era assunto de matérias de revistas, programas de televisão e sites.
Espero que o fato da Natura ter comprado a Avon, não acabe com o prêmio, pelo contrário o melhore. Hoje, existem centenas de empresas de venda direta, Eudora, Natura, Mary Kay, Embelleze, Hinode, Pierre Alexander, Nutrimetics – só no Brasil. Tudo isso para dizer que Mr. McConell e Mrs.Albee literalmente revolucionaram a vida de pessoas, a cultura e a beleza – Verdadeiramente revolucionaram o mundo.