“MEU LUGAR NO MUNDO”, LIVRO DE WALCYR CARRASCO, PROPÕE DIÁOLOGO SOBRE SUICÍDIO NA ADOLESCÊNCIA

TEMAS COMO LUTO, DEPRESSÃO, SAÚDE MENTAL E EXPOSIÇÃO EXCESSIVA NA INTERNET SÃO ABORDADOS NA OBRA
}

15.09.2022

Divulgação / TV Globo

No Setembro Amarelo, dados de um levantamento do Ministério da Saúde mostram que a depressão atinge ao menos 11,3% dos brasileiros. As discussões sobre a doença têm ganhado cada vez mais espaço, especialmente após a pandemia, quando o número de diagnósticos de depressão cresceu 41% no Brasil entre o período pré-crise sanitária e o primeiro trimestre de 2022, como apontou a pesquisa Covitel, da Vital Strategies com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Casos entre jovens de 18 a 24 anos foram os que mais cresceram. 

SETEMBRO AMARELO: CONVERSAR É A MELHOR SOLUÇÃO PARA IMPEDIR O SUICÍDIO

Falar sobre o assunto com adolescentes nem sempre é uma tarefa fácil para pais, responsáveis ou mesmo para os profissionais da educação nas escolas. A literatura, então, pode ser uma ferramenta para essa abertura de diálogo sobre saúde mental e suicídio. Em sua mais recente obra, “Meu Lugar no Mundo”, o autor Walcyr Carrasco aborda o tema contando a história de Aleph, um adolescente que não se encaixa em sua realidade e passa por experiências que mudam sua forma de enxergar a vida. 

Para narrar a história com a complexidade que o tema exige, Walcyr revisitou memórias de sua juventude e de uma amizade antiga. Trata-se, no entanto, de uma obra de ficção na qual o autor aborda as experiências comuns da adolescência aliada a temas difíceis e atuais como a exposição excessiva nas redes sociais, a automutilação, o sentimento de inadequação, a depressão e o suicídio.

“POR QUE VOCÊ NÃO CHORA”, FILME DE CIBELE AMARAL ABORDA O CONTROVERSO TEMA DO SUICÍDIO

Na trama, Aleph é constantemente submetido a comparações com seu irmão Ariel, considerado por seus pais um jovem exemplo. O protagonista sofre por não encontrar seu lugar no mundo, mas aos poucos percebe que outros jovens ao seu redor também carregam dores e sentimentos profundos e angustiantes. Como lidar com isso? 

O posfácio do livro é assinado por Vera Iaconelli, psicanalista, autora, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e colunista do jornal Folha de S.Paulo. Ela destaca o brilhante trabalho do autor ao mostrar as redes de apoio e os laços afetivos como condições necessárias na transição da adolescência. “Para o jovem, o risco de dar cabo de tudo num gesto impensado não é negligenciável, e o autor acerta ao abordá-lo diretamente, pois sabemos como os números de suicídios de crianças são cada vez mais alarmantes”, comenta no posfácio. 136 páginas. R$ 67.

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.