A cantora e compositora Marcela Brandão lança videoclipe da canção autoral “Sobre Maria” parceria com Zé Tedesco. O single lançado recentemente nas plataformas de música, fala sobre a mulher brasileira – com sua força e delicadeza, sua fé na transformação – em uma composição swingada, cheia de sonoras brasilidades e ancestralidades.
A canção nasceu durante a quarentena, segundo Marcela, “da reflexão inevitável que provoca o isolamento social, quando o medo e a vulnerabilidade são transformados em força e coragem”. A artista revela que pensou e repensou a mulher do nosso tempo, o seu papel na vida e na sociedade, agora inserida no contexto de uma pandemia.
OS AMANTES, BANDA FORMADA POR JALOO E STROBO, LANÇA O SINGLE “LINDA”
O clipe é uma animação graciosa, criada por Ale Saraiva e Caroline Eri Hirose, na qual a personagem Maria caminha, desfila e dança interagindo com situações sugeridas pela letra. Assim como a música, o clipe é cheio de simbolismos. A personagem está inserida em um cenário lúdico carregado de belezas e barreiras a serem enfrentadas para continuar o seu bailado pelo mundo.
A composição foi inspirada na canção “Maria Maria”, de Milton Nascimento e Fernando Brant, que retrata a mulher de todos os tempos, cantando o que de bom ela representa em contraponto ao que precisa ser e fazer para se estabelecer na sociedade. “Minha composição ‘Sobre Maria’ reverencia as Marias contemporâneas, que assimilaram ensinamentos, conquistaram respeito, representatividade político-social e mais espaço na cultura e na música. Não vivem mais para suportar dificuldades ou serem submissas, mesmo que seja necessário misturar a dor com a alegria”, comenta Marcela, que completa: “parafraseando Simone de Beauvoir, ‘uma Maria não nasce Maria, torna-se Maria’, e todos os dias nos tornamos diferentes Marias”.
“Música é sensibilidade, mas é preciso ir além das notas e dos versos para estabelecer um trabalho concreto que vai além do ato de compor e conhecer a trajetória da música brasileira”, diz. Seu primeiro EP Retorno de Saturno, lançado em 2020, traz cinco composições, sendo três autorais – “Dimensões”, “Eu Não Sei Fazer Rock’n’roll” e “Filosofia de Botequim” – e duas releituras – “Baioque” (Chico Buarque), com arranjo que transita entre o baião e o rock, e “Cuitelinho” (do folclore mato-grossense adaptada por Paulo Vanzolini), que ganhou ares mais alegres. Atualmente, Marcela prepara o lançamento de um novo single – Moxotó – com produção da percussionista, compositora e vocalista Lan Lanh. Aperte o play: