“’MARAVILHA’ É UM APELO À ABSORÇÃO DO AGORA”, DIZ TUYO, SOBRE O CLIPE QUE DEBUTA O TERCEIRO DISCO DO TRIO

O NOVO PROJETO ESTÁ PREVISTO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2024. ASSISTA AO CLIPE:
}

01.12.2023

Walter Firmo

Uma alquimia dos processos que a Tuyo acumulou ao longo dos anos: assim é possível definir “Maravilha”,  faixa que debuta o terceiro  disco de estúdio de Lio, Lay e Machado. O ímpeto de contemplação impresso na canção é resultado de um mergulho no universo de referências, e dá início às descobertas que se encontram no novo trabalho do grupo, previsto para 2024. Acompanhado de um videoclipe no canal de Youtube da banda (assista abaixo) com produção musical assinada pelo próprio trio e por Lucs Romero.  

TUYO REVISITA COMPOSIÇÕES E LANÇA EP “TUYO ACÚSTICO” COM CANÇÕES INÉDITAS 

“‘Maravilha’ é um apelo à absorção do agora, das realidades da vida”, resume Lio. Para eles, observar o presente e se envolver na felicidade das pequenas conquistas são exercícios diários em meio ao frenesi causado pelo imediatismo do século 21. “Se no meio do caminho a gente não observa a paisagem, a gente esvazia as chegadas, quem antecipa o fim fica sem começo”, pontua a cantora. As composições são resultado de pesquisas que Lio, Lay e Machado realizam em diversas frentes como música, fotografia, cinema, literatura de ficção, filosofia e, o próprio cotidiano.

Essas investigações foram responsáveis por criar debates explícitos nas letras, como em “Maravilha” quando o verso “já parou pra pensar que tudo que a gente pensa alguém já parou pra pensar” faz uma provocação aos debates sobre originalidade e cópia, uma conversa sobre o que significa ser original. Para o trio, a maneira como o artista organiza sua pesquisa e a interpreta é que cria uma nova obra.

“PRECE” – TUYO CRIA NOVA PERSPECTIVA PARA CANÇÃO ETERNIZADA PELA BANDA O RAPPA

“Nós não acreditamos em uma criação nunca antes vista pela humanidade. O ineditismo está na forma com que a gente compreende a realidade. O que fazemos é uma alquimia de elementos que já existem. Reinterpretar as coisas em lugar da cópia ou do uso literal das ‘referências’ é o que nos garante a originalidade”, sintetiza Lio.

A faixa é acompanhada por um clipe, gravado no Rio de Janeiro, o registro é uma representação do estado de maravilha para a banda. “São pessoas reais, vivendo momentos reais”, resume Lio. Laís Dantas, que já colaborou com a Tuyo em outras oportunidades, como na série documental “Fragmentos” e nos videoclipes de “Abismo” e “Zero Coragem”, assina a direção audiovisual de “Maravilha”.

Soma-se aos elementos que compõem “Maravilha” o retrato feito por Walter Firmo. O fotógrafo carioca, conhecido por sua habilidade em capturar expressões e emoções profundas em seus registros, e por eternizar retratos de Cartola, Dona Ivone Lara e Pixinguinha – é quem assina as capas dos singles e do novo álbum da Tuyo, além de participar ativamente da construção das alegorias do novo trabalho do grupo.

“Tive a oportunidade de visitar a exposição do Walter e me senti imerso. Pude conhecer mais profundamente as histórias que tinham me formado e a pessoa que desenhou toda a paisagem delas”, lembra Machado. O novo disco nasce documentando nossa história e é uma sorte pra nós que ela encoste na do Walter e seja desenhada por ele também”, finaliza. “Maravilha” debuta o terceiro disco de estúdio da Tuyo e indica que Lio, Lay e Machado estão diante de um momento novo, fresco e singular na entrega musical do trio.

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.