Não é exagero dizer que “Exódia” tem uma aura épica, e que no mínimo nos faz pensar quão profunda é a capacidade artística e criativa de Malka, sobretudo quando se junta a outras grandes visionárias artistas. Antes de ser uma música ou videoclipe, o single é por origem e essência uma obra audiovisual, à medida que foi produzida ao mesmo tempo em que se criavam as imagens e paisagens da música.
RENAN QUINALHA: “EM VÁRIOS MOMENTOS DA HISTÓRIA, A POPULAÇÃO LGBTQIA+ FOI O BODE EXPIATÓRIO”
No período de seis meses que passou no nordeste, Malka reverenciou o local, não só intitulando seu EP com o nome de “Praia do Meio”, umas das praias refúgio LGBTQIA+ de Natal (RN), como também se conectou ainda mais, de forma fértil, com as artistas da região. Sob toda essa atmosfera solar do nordeste, popular e praiana que se opõe aos ares de uma noturna São Paulo, onde Malka residia como DJ em algumas das principais festas de música eletrônica, a produtora inaugurou um novo jeito de produzir e também de se entender como artista. Potyguara Bardo, Kaya Conky e Luísa Nascim, de Luísa e os Alquimistas, se juntam a essa epopeia fantástica e compõem o quarteto místico de “Exódia”.
“Eu tenho sempre a ideia de atuar como produtora, e essa é uma música que, apesar de eu não cantar, estou totalmente envolvida no processo de criação e composição, de estar com as meninas na produção dos versos, e é um trabalho onde eu vi a oportunidade de juntar nossas forças, porque Luísa, Kaya e Potyguara são nomes que estão em extrema evidência e em crescimento, muito forte na cena da música pop brasileira e é uma honra enorme poder criar esse projeto”, comenta Malka.
Retirado da cultura anime e inspirado nos arcanos do tarô, “Exódia” tem como referência uma das cartas de poder do Yu-Gi-Oh! que é formada pela união de cinco elementos. O clipe faz um paralelo com o jogo de cartas, e uma analogia a esta série de jogo de mangá, ao confluir os quatro elementos representados pelas artistas, em busca do quinto elemento, seu destino, que é maior que todas elas, mas que só se pode realizar na conjunção entre as quatro: Luísa, Potyguara, Kaya e Malka.
“Tinha um sonho antigo de juntar minhas maiores inspirações na música para mostrar ao mundo o poder das três rainhas Magas, e que a nossa cidade Natal, é muito inspiradora. Foi quando Malka chegou junto para produzir a música e fazer esse clipe fantástico acontecer. Assim se forma Exódia, a avatares da nova era”, explica Potyguara Bardo.
“Foi muito desafiador e gratificante fazer parte desse projeto. O fato de sermos parceiras de vida foi fundamental para chegar num resultado tão grandioso. Exódia é um ritual complexo, onde nossas sombras também emergiram, mas com muita felicidade e empolgação. Tudo isso está misturado nesse caldeirão”, afirma Luísa Nascim.
Kaya Conky também celebra esse encontro: “O processo de criação da música foi maravilhoso, a gente curtiu muito fazer Exódia, e o resultado do clipe deixou essa experiência toda ainda mais mágica!”. Os arquétipos representados pelas artistas foram revelados por leitura de tarô, aprofundando ainda mais os signos e símbolos da trajetória de “Exódia”.
“Nós fizemos uma numerologia a partir das datas de nascimento das quatro. Então os arcanos do tarô que estamos representando, e que representam cada uma de nós, são referentes à numerologia da nossa data de nascimento mesmo”, complementa Malka. Aperte o play: