LIVRO “VIDA BECKER E A MÁQUINA DE CONTAR HISTÓRIAS” APOSTA NA IMPORTÂNCIA DA CULTURA E DO CONHECIMENTO

“DE TANTO ESCUTAR AS DÚVIDAS E ANGÚSTIAS DA MINHA FILHA SOBRE O MUNDO, DECIDI CRIAR A JORNADA DESTA PERSONAGEM”, DIZ MAURÍCIO GOMYDE
}

19.09.2023

Divulgação

E se você fosse escolhido para liderar os grandes gênios da humanidade na maior guerra da história do universo? Vida Becker jamais poderia imaginar que caberia a ela essa missão. Em “Vida Becker e a Máquina de Contar Histórias”, primeiro livro da trilogia de Maurício Gomyde, o leitor acompanhará a passagem da jovem paulistana para o paramundo, o destino dos mais de 100 bilhões de humanos que já morreram na Terra.

MARIANA ELISABETSKY CONVIDA O LEITOR A FALAR SOBRE LUTO E SAUDADE PARA AS CRIANÇAS NA OBRA “SEU VÔ E A BALEIA”

Essa população está dividida entre os amáveis, que re-vivem no Território Fraterno, e os temíveis, relegados a re-viverem para sempre nos confins do Território Ermo. A personagem chega ao paramundo por meio de um portal em forma de livro e se depara com uma guerra iminente, após milhares de ciclos em que a paz reinou. Na dicotomia representada pelo bem e o mal, a jovem irá aprender, crescer e aos poucos ganhará o respeito dos amáveis para se tornar a grande líder.

“Mas ninguém pode ter sido só bom ou só mau. Você está coberta de razão, Vida. Todo amável teve, na Terra, um quê de temível. Assim como todo temível, claro, teve lampejos amáveis. Porém, o paramundo é maniqueísta. Ao chegarem aqui, os seres humanos amáveis tornam-se integralmente sua melhor versão amável e os seres humanos temíveis tornam-se a sua mais cruel versão temível. E assim ficarão para sempre” – (Vida Becker e a Máquina de Contar Histórias, pg. 78).

Nesta jornada épica, a protagonista vai interagir com grandes personalidades da história. Enquanto luta contra os exércitos de Napoleão Bonaparte, Mussolini e Gengis Khan, Vida tem ao lado figuras como Joana d’Arc, Dandara dos Palmares e Marielle Franco. Mulheres fortes que reforçam o componente feminista da obra, inspirada essencialmente na filha de 14 anos do autor, também músico e roteirista de cinema.

“De tanto escutar as dúvidas e angústias da minha filha sobre o mundo, o futuro, pertencimento e identidade, decidi criar a jornada desta personagem”, comenta o também autor de “Surpreendente”, finalista ao prêmio Jabuti, que aposta também na importância da cultura e do conhecimento – “para que Vida aprenda e resolva seus maiores problemas com sabedoria”.

Dono de uma escrita que se distingue pela sensibilidade, neste coming of age Maurício Gomyde agora leva a mensagem aos jovens que passam pelas dúvidas próprias da idade. Trata de medo, aceitação e futuro. “Esta é uma aventura que celebra o lado bom do ser humano como um “superpoder”, e não como uma fraqueza a ser remediada e endurecida”, comenta em prefácio o também finalista ao Jabuti, Felipe Castilho, autor de “Serpentário”. 348 páginas. R$ 50.

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.