“LEOPOLDINA, INDEPENDÊNCIA E MORTE” APRESENTA UMA IMPERATRIZ AINDA DESCONHECIDA POR GRANDE PARTE DO PÚBLICO NO CCBB-SP

A PEÇA É FRUTO DE ANOS DE PESQUISA DO AUTOR E DIRETOR MARCOS DAMIGO E CONSULTORIA DO BIÓGRAFO DE LEOPOLDINA, PAULO REZZUTTI
}

01.09.2022

Maíra Barillo / Divulgação

Com passagens anteriores pelos teatros das unidades do CCBB em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro e com versão audiovisual criada em 2021, “Leopoldina, Independência e Morte” é um espetáculo teatral que revela novos olhares para o período da independência do nosso país a partir do ponto de vista da primeira mulher a governar o Brasil, tecendo relações com questões que até hoje permeiam nossa sociedade. A peça apresenta uma imperatriz Leopoldina ainda desconhecida por grande parte do público e destaca sua importância decisiva no processo que levou à nossa independência.   

“EU, MIGUEL DE CERVANTES: MEMÓRIAS”, DE MARIA GESSY SALES, MISTURA INVESTIGAÇÃO BIOGRÁFICA COM LITERATURA REFINADA

A obra é fruto de anos de pesquisa do autor e diretor, Marcos Damigo, e tem consultoria histórica do biógrafo de Leopoldina, o escritor e historiador Paulo Rezzutti (biógrafo também de D.Pedro I e II), de forma que todos os eventos mencionados foram retirados de documentos históricos e alguns trechos, inclusive, são palavras dos próprios personagens encontrados em cartas e outras publicações.   

O espetáculo volta a São Paulo com mudanças importantes em relação à primeira e segunda temporadas na cidade, como inclusão de música ao vivo, executada por Ana Eliza Colomar, e redefinição do desenho de luz. A atriz Sara Antunes, que interpreta Leopoldina, está indicada ao prêmio APCA de melhor atriz por sua atuação em “Anjo de Pedra”, de Tennessee Williams, dirigida por Nelson Baskerville. Plínio Soares, que interpreta José Bonifácio, integra também o elenco da série sobre a independência criada por Luiz Fernando Carvalho para a TV Cultura com estreia prevista em setembro.  

COM ESCRITA FLUIDA E CATIVANTE, “ELEANOR MARX: UMA VIDA” CONTA A TRAJETÓRIA DA FILHA MILITANTE DE KARL MARX

Serão 20 apresentações no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo entre 7 de setembro a 16 de outubro. Na semana de estreia serão realizadas apresentações extras na quarta, 7/09, 17h e na quinta, 8/09, 19h. Nas sessões de 07, 18, 25 de setembro e 09 de outubro, haverá um bate-papo após as apresentações. No dia 25 de setembro a sessão é acessível em libras e audiodescrição.  

Em 2 de setembro, importante data na biografia de Leopoldina e no processo de independência do Brasil, haverá um bate-papo online às 20h, no canal do Youtube Leopoldina, Independência e Morte, com o consultor histórico Paulo Rezzutti, a psicanalista Maria Rita Kehl e a atriz Sara Antunes. Foi nessa data que, como regente interina durante a viagem de Dom Pedro I a São Paulo em 1822, ela reuniu o conselho de ministros e decidiu pela separação de Portugal, ratificada depois por seu marido no famoso e oficial 7 de setembro. 

SERVIÇO

“Leopoldina, Independência e Morte”

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112, Centro Histórico – São Paulo

Quando: 7 de setembro a 16 de outubro

Horário: sexta-feira às 19h – sábado e domingo às 17h

Quanto: R$ 30

Classificação etária: 12 anos

Duração: 80 minutos

Informações: (11) 4297-0600 ou através do site

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.