Em ação inédita, Intimus, marca de cuidados femininos da Kimberly-Clark Brasil, uniu-se a coletivos de audiovisual das cinco regiões brasileiras para fazer um recorte sobre a percepção de meninas e pessoas que menstruam em relação a sexualidade, conhecimento sobre autocuidado íntimo, ciclos e cuidados e dignidade menstrual, na ação intitulada ‘Curta o Ciclo’. Agora, a marca apresenta o resultado das produções em cinco vídeos autorais, que além de informativos, trazem óticas reais e artísticas sobre a saúde íntima, além da visão da Geração Z sobre os temas.
QUANTO CUSTA MENSTRUAR? DIGNIDADE MENSTRUAL É QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA
A iniciativa, assinada pela agência Pros, faz parte da comunicação da linha Intimus com tecnologia antibacteriana e defesas naturais, que conta com absorvente menstrual e protetor diário Intimus com tecnologia antibacteriana, ambos com ação preventiva contra a proliferação de 99% de bactérias no produto, sem causar desequilíbrio à flora vaginal, além do sabonete líquido e dos lenços umedecidos defesas naturais, que proporcionam sensação de frescor e toque suave à pele e preservam as defesas naturais da região íntima.
Desde março, os coletivos Negritar (PA), Movielas (DF), Garotas do Motion (SP), Arco-Íris (RS) e Olhos Abertos (BA), que representam as regiões em que atuam no Brasil e são liderados na maioria por mulheres, passaram por um processo de imersão envolvendo escuta e informações para a criação dos roteiros que levaram aos filmes que estão disponíveis nas redes sociais de Intimus, no Instagram e Youtube, além dos perfis nas embaixadoras da marca.
“Como marca, temos entre os nossos objetivos ajudar a levar informação sobre saúde íntima para nossos consumidores, de forma a criar caminhos mais curtos com ações que tenham essa finalidade. Nesse sentido, a proposta do ‘Curta o Ciclo’ é falar sobre ciclo menstrual, sexualidade e autocuidado de maneira inovadora e artística, trazendo um olhar cinematográfico para o tema pela visão de importantes coletivos e respeitando também a forma que cada pessoa encara e vive o seu ciclo menstrual e sua saúde íntima. Com os curtas, queremos apoiar ainda mais o diálogo na jornada de autoconhecimento íntimo, de uma forma leve e sem estigmas”, destaca Marisa Cury Cazassa, gerente executiva de marketing da Kimberly Clark no Brasil.
Com o tema “Conhecendo a Ppk”, o coletivo Arco-Íris, de Porto Alegre (RS), investiu no vídeo-depoimento de pessoas que menstruam de diferentes faixas etárias trazendo um olhar diverso sobre o conhecimento da própria vulva e a interpretação que cada uma tem da própria menstruação.
Já o Garotas do Motion, de São Paulo, apostou em uma animação para falar sobre “Sexualidade”. O coletivo fez uma leitura psicodélica do tema, inspirada na obra “Alice no País das Maravilhas”, para se conectar com a Geração Z.
Representando o Centro-Oeste, o Movielas, do Distrito Federal, trouxe a sinestesia para falar do tema “Ciclos e Cuidados”. Já o coletivo Olhos Abertos, de Salvador (BA), usou a liberdade poética para retratar o “Autocuidado Íntimo”, dando uma nova interpretação para o cuidado e a intimidade.
Em uma produção de ficção, o coletivo Negritar, do Pará, deu luz ao tema “Dignidade Menstrual”, retratando a falta de acesso a produtos básicos de higiene íntima, como a ausência de absorventes nas escolas.
“A força das ações de relações públicas está em conectar às pessoas as narrativas atuais de forma espontânea, criar conversas envolventes para levar informação, impactando e gerando reação espontânea. E esse foi o nosso objetivo com a ação ‘Curta o Ciclo’, para Intimus: utilizar o formato audiovisual pelo olhar de pessoas de diferentes regiões e culturas, mantendo a essência de suas criações e experiências cotidianas para falar sobre saúde íntima. E, nesse enredo, os cinco coletivos entraram de cabeça nas produções e inovaram com curtas de animação, depoimentos e ficção. O resultado foi uma série de vídeos empoderados que transmitem a mensagem de Intimus, que é convidar para curtir o ciclo”, destaca Kátia Santos, diretora de criação da Pros, agência responsável pelo projeto e PR de Intimus.
VULVA, PRAZER! A BELEZA ESTÁ NA SINGULARIDADE
A campanha, que começou em março, contou com uma série de ações educacionais, de entretenimento e promocionais. Foram feitas live, workshop e conteúdos nas plataformas digitais da Intimus, além de uma série de conteúdo digital das embaixadoras da campanha, a gamer paulista Bibi Tatto (representando o Sudeste), a apresentadora maranhense Thaynara OG (representando o Nordeste) e as influenciadoras: a goiana Camila Pudim (representando o Centro-Oeste), a paraense Theulyn Reis (representando o Norte) e a gaúcha Luana Carvalho (representando o Sul).
A marca reuniu ainda especialistas para debaterem sobre saúde íntima e dignidade menstrual em evento virtual com a ginecologista e obstetra Rebeca Gerhardt e a facilitadora de projetos da ONG Plan International, Joceline Conrado. A estratégia da marca e o planejamento de mídia são liderados pela agência Ogilvy, e o plano de PR que deu origem ao “Curta o Ciclo” é da agência Pros, responsável ainda pelas ações com influenciadoras.
Reforçando a atuação de Intimus no território de iniciativa social, um dos temas eleitos para ser pauta do “Curta o Ciclo” foi “Dignidade Menstrual”, para ajudar a gerar informação e conscientização sobre a situação de vulnerabilidade de meninas e mulheres que não têm acesso a produtos de higiene íntima.
Desde 2020, a marca vem atuando nesse tema e já promoveu a distribuição de mais de 1,8 milhão de absorventes, protetores diários e cartilhas sobre educação menstrual para mais de 40 mil mulheres e meninas que vivem em situação de vulnerabilidade em comunidades da Bahia, Piauí, Maranhão e São Paulo, em parceria com a ONG Plan International, organização global que trabalha para promover os direitos da criança e a igualdade para as meninas, e a entidade Arca+.
Já no último ano, a marca doou um milhão de absorventes para o Programa Dignidade Íntima, do governo de São Paulo. A iniciativa, que beneficiou mais de 100 mil estudantes do Estado durante o segundo semestre de 2021, contou também com a distribuição de cards educacionais sobre o ciclo menstrual e a saúde íntima.
Todas essas ações fazem parte da iniciativa Ela Pode, programa social da marca na América Latina, que contribui com o questionamento dos estigmas da menstruação, democratiza a educação sobre higiene íntima e defende as escolhas das mulheres de serem o que elas quiserem.