Lúdica e interativa, a instalação “Im.fusion”chega ao MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, depois de ter estreado no Rio de Janeiro e passar por Belo Horizonte e Niterói. Ela propõe uma reflexão sobre a forma como interagimos com o micro e o macro em diferentes ambientes e contextos. As visitas seguem protocolos das autoridades sanitárias no combate à pandemia. Tudo acontece em uma sala escura, com 5,7 metros de largura, 4 metros de altura, e 10,4 metros de profundidade. Do micro ao macro, três cenários são explorados. A experiência começa pelo “contato” com moléculas, depois segue para a diversidade de um ecossistema e, por fim, explora a imensidão do universo.
Em 12 minutos, os visitantes estão imersos em formas coloridas, interagindo por meio de sensores com projeções plenas de efeitos especiais – gráficos e sonoros. “As câmeras e os sensores instalados nestes três cenários captam a movimentação das pessoas que passam a interferir randomicamente nas exibições. É como uma metáfora da interação do homem com a natureza”, explica Felipe Reif, um dos idealizadores da experiência, criada em colaboração com mais dez pessoas entre Brasil, Chile e Estados Unidos.
Desde o princípio, “Im.fusion” previa a interação do público sem necessidade de contato físico, num trajeto de sentido único para os visitantes, impedindo o retorno ao início.
A TRADIÇÃO E MODERNIDADE JUNTAS NA MOSTRA “DEGAS” NO MASP
Com a pandemia, novas medidas foram adotadas como a cortina de tecido, com distanciamento seguro, tratamento antibacteriano e equipamentos de filtragem do ar. Outro cuidado é o limite de seis pessoas por sessão.
SERVIÇO
Instalação “Im.fusion”
Onde: MIS – Museu da Imagem e do Som
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa – São Paulo
Quando: 9 de maio a 20 de junho
Horário: terça a domingo das 11h às 17h – última entrada às 16h30
Quanto: R$ 10 (inteira) R$ 5 (meia)
Classificação etária: 10 anos
Informações: através do site