O que a natureza selvagem pode dizer para nós por meio da música instrumental? “Funk Ilhoa”, single de estreia solo do músico e compositor Doug Felício (Black Mantra, Black Brasa, Gigante Mamuthe), chegou nas principais plataformas digitais, e se inspira na adaptação como fenômeno essencial para o desenvolvimento e sobrevivência.
“Funk Ilhoa representa o ambiente que ao mesmo tempo é hostil e agradável, fonte de possível extinção, porém, fonte de possibilidades de novas espécies, nova vida. A jararaca Ilhoa, genuinamente brasileira, é a prova dessa realidade constatada”, explica Doug.
O animal que dá nome ao single é encontrado na ilha do litoral paulista que dá nome ao EP. A jararaca-ilhoa se adaptou ao longo dos séculos para sobreviver, sofreu e continua sofrendo graves ameaças de extinção, e seu histórico se conecta à música de muitas formas.
O artista viu esse paralelo a partir de uma pesquisa, que iniciou há mais de cinco anos, quando adquiriu seu primeiro Sousafone, instrumento que é especialmente conectado às fanfarras de rua, às orquestras sinfônicas e às brass bands.
“Ali surgiram alguns questionamentos. Por que esse instrumento incrível aparece tão pouco nos cenários em que estou inserido com o trombone? O que mudou com o passar dos anos desde a criação desse instrumento até os dias atuais?”, aponta Doug.
DUDA RAUPP LANÇA “GIRO”, PROJETO INSTRUMENTAL SOLO, COM INFLUÊNCIAS DE NEO SOUL, R&B E HIP HOP
“Em minhas pesquisas, vi que o instrumento era uma evolução da tuba, que por sua vez era uma evolução do Oficleide. Apesar da evolução, o campo de atuação desse instrumento sofreu pouca transformação ao longo de mais de um século”. Doug enxergou um paralelo importante com a teoria de Seleção Natural de Charles Darwin, e aprofundando mais em sua pesquisa, encontrou a história da jararaca-ilhoa e de seu habitat.
A sonoridade do single não deixa dúvidas sobre a qualidade e a profundidade dessas conexões, e o artista diz os motivos. “Momentos de tensão, mistura de relaxamento e ansiedade (ambivalência natural em nós, seres humanos), clareza e objetividade (muito necessários para ter sucesso em qualquer objetivo). Isso diz algo sobre você agora?”. Ouça: