Eleito em 2007 pela revista Rolling Stone Brasil como o melhor disco da história da música brasileira, ”Acabou Chorare” (1972), segundo álbum dos Novos Baianos, é também um dos mais influentes para as novas gerações de artistas do país. Diversos músicos bebem dessa fonte, que recebeu além de prêmios, um grande reconhecimento da crítica. A Francisco, el Hombre estará no palco do Sesc 24 de Maio, em São Paulo, em 15 e 16 de outubro, para reproduzir esse trabalho, mostrando que a conexão entre os grupos atravessou cinco décadas.
Em uma releitura da obra lançada em 2020, a banda foi convidada para gravar o clássico ”Brasil Pandeiro” (Assis Valente), que abre o disco. Repleto de músicas de diferentes gêneros que ultrapassam gerações, o disco criado em 1972 resulta da forte influência de João Gilberto sobre o grupo, junto à brasilidade de Assis Valente e à guitarra de Pepeu Gomes inspirada em Jimi Hendrix.
Fruto de uma conexão Brasil-México, a Francisco, el Hombre carrega todas as particularidades de cada uma das culturas, bem como tudo que as une. A raiz latino-americana juntou os irmãos mexicanos Sebastianismos (bateria) e Mateo Piracés-Ugarte (voz e violão) aos brasileiros Lazúli (voz e percussão), Helena Papini (baixo) e Andrei Kozyreff (guitarra), que combinam a essência sonora do reggaeton a elementos eletrônicos e punk-rock. Já participaram do festival Lollapalooza Brasil e do Festival Forró da Lua Cheia, em 2018 e 2021, respectivamente, e do Rock in Rio, em 2019, e nesta edição, 2022, além de eventos latino-americanos em Cuba e no México.
SERVIÇO
Show “Acabou Chorare” por Francisco, El Hombre
Onde: Sesc 24 de Maio
Endereço: Rua 24 de Maio, 109 – República, São Paulo
Quando: 15 e 16 de outubro
Horário: sábado às 20h e domingo às 18h
Quanto: R$ 40 (inteira) R$ 20 (meia)
Duração: 60 minutos
Informações: (11) 3350-6300 ou através do site