Em cerimônia realizada na noite desta quarta (6) no CineSesc, em São Paulo, foram anunciados os vencedores do 48º Festival Sesc Melhores Filmes, dando início à edição 2022 deste que é o festival de cinema mais antigo da capital paulista. Lançado em 1974, o Sesc Melhores Filmes antecedeu em três anos a criação da tradicional Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Com a missão de selecionar e reapresentar ao público os melhores filmes lançados no Brasil no ano anterior, 48 produções, entre nacionais e estrangeiras, compõem a programação deste ano, incluindo destaques das últimas duas edições do Oscar, como ‘Nomadland’, de Chloe Zhao, escolhido pela Academia de Hollywood como o melhor filme em 2021, e ‘Ataque dos Cães’, filme com mais indicações no Oscar deste ano e que deu a Jane Campion o prêmio de melhor direção. Ambos também estão entre os vencedores anunciados pelo festival (confira lista ao final da matéria).
Entre as produções brasileiras selecionadas, destaque para ‘Marighella’, estreia de Wagner Moura como diretor e filme mais premiado neste festival, vitorioso em oito dos 12 prêmios que disputou. Também faz parte da seleção ‘Deserto Particular’, de Aly Muritiba, vencedor de dois prêmios e representante do país na categoria filme internacional no último Oscar. Igualmente imperdível é ‘Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente’, animação de Cesar Cabral sobre o cartunista Angeli, que esteve entre os pré-finalistas ao Oscar da categoria este ano.
POLÊMICAS À PARTE, ‘MARIGHELLA’ MARCA PROMISSORA ESTREIA DE WAGNER MOURA NA DIREÇÃO
Com sessões presenciais pagas e gratuitas no CineSesc, localizado na região central de São Paulo, e exibições online gratuitas na plataforma Sesc Digital, o 48º Festival Sesc Melhores Filmes vai até 27 de abril e oferece paralelamente atividades formativas com profissionais da área e da crítica especializada, sem cobrança de ingresso. Confira a programação completa aqui.
Entre escolhas da imprensa e do público, que concordaram em cinco das 11 categorias, confira os vencedores desta edição:
FILME NACIONAL
Crítica e Público: ‘Marighella’, de Wagner Moura
FILME ESTRANGEIRO
Crítica: ‘Ataque dos Cães’, de Jane Campion
Público: ‘Não Olhe Para Cima’, de Adam Mckay
DOCUMENTÁRIO (categoria disputada apenas por filmes nacionais)
Crítica: ‘A Última Floresta’, de Luiz Bolognesi
Público: ‘Chorão – Marginal Alado’, de Felipe Novaes
DIREÇÃO EM FILME NACIONAL
Crítica e Público: Wagner Moura, por ‘Marighella’
DIREÇÃO EM FILME ESTRANGEIRO
Crítica e Público: Jane Campion, por ‘Ataque dos Cães’
ATRIZ EM FILME NACIONAL
Crítica: Thiessa Woinbackk, por ‘Valentina’
Público: Fernanda Montenegro, por ‘Piedade’
ATRIZ EM FILME ESTRANGEIRO
Crítica e Público: Frances McDormand, por ‘Nomadland’
ATOR EM FILME NACIONAL
Crítica e Público: Seu Jorge, por ‘Marighella’
ATOR EM FILME ESTRANGEIRO
Crítica: Anthony Hopkins, por ‘Meu Pai’
Público: Benedict Cumberbatch, por ‘Ataque dos Cães’
ROTEIRO (categoria disputada apenas por filmes nacionais)
Crítica: ‘Deserto Particular’, por Aly Muritiba e Henrique dos Santos
Público: ‘Marighella’, por Wagner Moura e Felipe Braga
FOTOGRAFIA (categoria disputada apenas por filmes nacionais)
Crítica: ‘Deserto Particular’, por Luis Armando Arteaga
Público: ‘Marighella’, por Adrian Teijido
48º Festival Sesc Melhores Filmes – 6 a 27 de abril de 2022 – Sessões presenciais pagas e gratuitas no CineSesc (São Paulo-SP) e sessões gratuitas no Sesc Digital
Confira a cerimônia de premiação completa, além da apresentação que a precedeu: