Muitos não sabem, mas o escritor Mário de Andrade dominava a arte da fotografia, e foi um dos pioneiros fotógrafos modernistas no país. Contudo, a partir do dia 6 de maio até 4 de agosto, de terça a domingo, das 10h às 18h, a Oficina Casa Mário de Andrade recebe a exposição “Mário Fotógrafo”, com entrada gratuita.
A mostra traz fotografias de paisagens e personagens das regiões Norte e Nordeste do país, além de autorretratos do artista e ocupa o porão do museu, onde foi a residência do autor de Macunaíma, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922.
Entre 1923 e 1936, Mário coleciona cerca de 1500 fotografias de patrimônios históricos, crianças, pessoas anônimas e fotos que trazem suas preocupações estéticas e experiências de revelação. Sob a influência da produção modernista brasileira, o autor iniciou um trabalho de fotos modernistas brasileiras.
“Aquilo em que a fotografia artística se eleva sobre a puramente documental, reside não na máquina ou na luz, como imaginam confusionistamente os manipuladores de truques fotográficos ou os “fotografadores” de eternos crepúsculos românticos, mas na criação humana do artista. Enfim, há que ter esse dom especial de apanhar a poesia do real”, afirmou Mário de Andrade em 1929.
Além da exposição de fotografias que poucos conheciam o dom do artista, o museu conta com uma exposição permanente com objetos pessoais do modernista, documentos e áudios relacionados a sua carreira.
SERVIÇO
Exposição “Mário Fotógrafo”
Onde: Oficina Casa Mario de Andrade
Endereço: Rua Lopes Chaves, 546, Barra Funda, São Paulo
Quando: 6 de maio até 4 de agosto
Horário: terça a domingo das 10h às 18h
Quanto: gratuita
Informações: (11) 3666-5803 ou 3826-4085