Refinando raízes e rompendo fronteiras, o Duo Música de Interior, renomado pelo casamento harmonioso entre tradição caipira e inovação musical, lançou pela Passo Firme, o álbum “Pés na Terra“, uma ode autêntica à vida no campo e às tradições caipiras. Com repertório totalmente autoral, a produção reúne todos os singles lançados em 2022 e 2023, além de outras quatro canções inéditas, todas marcadas pela inspiração na raiz caipira, com arranjos profundos elaborados por Rafael Cardoso e a interpretação envolvente de Aniela Rovani.
AS GALVÃO: “A PALAVRA RESPEITO NÃO EXISTE NO WHATSAPP”
A ideia de “Pés na Terra” surgiu em 2022 e, desde então, os singles constroem essa caminhada que resulta no álbum, refletindo a visão característica do Duo Música de Interior, criando uma conversa e uma conexão do cotidiano do casal e a natureza com o universo da cultura caipira. Os destaques do disco ficam para “Filosofia Caipira”, com participação especial de Zé Mulato e Cassiano; a intrigante “A Cruz do Muladeiro” (faixa bônus), com narração de Jackson Antunes e “Gil Vicente no Pagode”, que transcendeu as fronteiras da música caipira, trazendo uma fusão única entre a tradição brasileira e a riqueza poética do grande dramaturgo português Gil Vicente.

Desde sua estreia como single, “Filosofia Caipira” conquistou o coração do público convidando o ouvinte a uma reflexão profunda sobre valores, princípios e o comportamento humano. “Esse álbum representa para nós o local de onde viemos, o ponto de partida da música e da cultura caipira, das nossas referências, nossas memórias do que temos como base do território da música caipira como o berrante, a chaleira, o fogão a lenha”, afirma Rafael Cardoso.
Dessa forma, com base na origem do casal que vive hoje na área rural de Atibaia, interior de São Paulo, cenário que inspira as músicas e toda produção do Duo, Cardoso ressalta que a participação da dupla caipira Zé Mulato e Cassiano e a presença do ator Jackson Antunes, em termos de representatividade, fazem parte do imaginário do que é o caipira brasileiro. “Assim, ‘Pés na Terra’ serve para ancorar, enraizar o lugar de onde partimos com a música de interior”, pontua.
“Pés na Terra” apresenta quatro canções inéditas: “Velho Berrante”, “Trem da Vida”, “Estrada de Terra” e “Fogão de Lenha” que prometem emocionar, unindo ricas melodias a memórias intrínsecas da vida rural, como o carro de boi, o berrante, o fogão à lenha e o saudoso trem. “As canções do novo álbum são muito fortes, pois me trazem muitas memórias lindas que tive a oportunidade de viver. ‘Velho Berrante’, por exemplo, me traz o som maravilhoso que meu tio faz soar até hoje no berrante que ele tem desde minha memória mais antiga da infância”, detalha Aniela Rovani.

Já a “Minha Herança” ela conta que lhe remete à chaleira de ferro que ganhou de seu avô e que está há muitas gerações na família. “O fato de todas as canções serem duetadas me faz reverenciar meu pai, um grande segundeiro. A música ‘Trem da Vida’ traz a cena da mesa posta para o café preparado pela mãe, com muito carinho e dessa cena, me vem os dias que passei brincando na beira do rio Mogi-Guaçu e aprendendo a fazer bolo com minha mãe e minha avó. Então, num modo geral, me parece que esse álbum chegará ao coração de muita gente cheio de calor, da mesma forma que me aquece e emociona”, declara.
O Duo Música de Interior permanece como uma luz guia na cena musical brasileira, com uma trajetória marcada por prêmios e reconhecimento público, solidificando sua posição como uma força que vai além do convencional. Com mais de um milhão de visualizações em seu canal no Youtube, o duo trilha um caminho sólido de sucesso desde sua estreia, vencendo o II Festival da Canção Brasileira promovido pelo SESI em 2019.
Os artistas também foram premiados em festivais conceituados, como o Festival Causo e Viola (2020 e 2022) e o Festival João Pacífico (2023), o que atestam a consistência e qualidade de seu trabalho. Em 2023, os artistas circularam por todo o interior paulista com apoio do Proac Editais, levando o repertório caipira para diversas cidades e incentivando a formação de público ao ministrarem oficinas de composição para o público infantil, adolescente e adulto. Com a mistura de tradição e originalidade, o Duo Música de Interior promete mais uma vez encantar os ouvintes, buscando novos horizontes para a música brasileira. Ouça o álbum na íntegra: