A premiação que mais cresce em prestígio nos Estados Unidos chega, neste domingo, à sua 26ª edição. Assim como o Globo de Ouro, na semana passada, por conta da pandemia o Critics Choice Awards deste ano também será realizado de maneira híbrida, com parte do evento acontecendo a partir de seu tradicional palco nos arredores de Los Angeles, e boa parte dos indicados interagindo remotamente, via internet.
10 FILMES QUE DEVEM DISPUTAR OSCAR 2021 JÁ DISPONÍVEIS NO BRASIL
Pelo terceiro ano seguido, a apresentação será feita pelo ator e cantor Taye Diggs (foto principal). O prêmio See Her deste ano, que homenageia mulheres que se destacam na indústria do cinema, será entregue à atriz e cantora Zendaya. A transmissão para o Brasil será do canal por assinatura TNT, a partir das 21 horas. Composto por 442 críticos e jornalistas culturais atuantes nos EUA e Canadá, a Critics Choice entrega seus prêmios anualmente às melhores produções em cinema e TV desde 1996. Ano a ano, a cerimônia vem ganhando notoriedade, sobretudo a partir da década passada, ao antecipar muitos dos eventuais vencedores do Oscar.
![](https://portalpepper.com.br/wp-content/uploads/2021/03/zendaya-1024x683.jpg)
A principal diferença em relação ao Globo de Ouro – histórico termômetro para o prêmio da Academia – é que desde 2009 a Critics Choice abrange mais categorias existentes no Oscar. Enquanto o Globo contempla 11 delas (na verdade 10.5, já que roteiros originais e adaptados disputam juntos uma única categoria), a associação dos críticos replica 20 dos 23 quesitos disputados no Oscar. Apenas os prêmios de melhor som, curta-metragem e animação em curta-metragem ficam de fora. Há, ainda, categorias no Critics Choice inexistentes tanto na Academia quanto no Globo de Ouro, como os de melhor elenco e melhor ator ou atriz mirim, além de outras dezenas voltadas às séries e programas de TV.
6 FILMES QUE AINDA NÃO ESTREARAM NO BRASIL, MAS DEVEM DISPUTAR OSCAR 2021
Essa abundância de prêmios fez a associação dividir sua cerimônia anual em outros três eventos. Desde 2016, acontece o Critics Choice Documentary Awards, com 15 categorias voltadas a documentários. O grande vencedor da última edição foi ‘As Mortes de Dick Johnson’ (Netflix), que está entre os 15 pré-finalistas da categoria no Oscar. Há, também, desde 2019, o Critics Choice Real TV Awards, com 25 categorias contemplando programas de TV e streaming não fictícios. E em janeiro deste ano aconteceu o primeiro Critics Choice Super Awards, com 16 categorias voltadas ao cinema, e outras 16 dedicadas às séries, abrangendo animações e produções dos gêneros ação, ficção científica e horror, além de adaptações de quadrinhos e videogames. Dessas, quatro vieram da premiação principal: animação (vencida por ‘Soul’, da Disney+), série animada (‘BoJack Horseman’), filme de ação (‘Destacamento Blood’) e filme de horror ou fantasia/ficção científica, que passou a se dividir em duas categorias – a primeira, vencida por ‘O Homem Invisível’, e a segunda, por ‘Palm Springs’, que neste domingo também disputa o prêmio de melhor comédia.
SEM GRANDES SURPRESAS, ACADEMIA DIVULGA PRÉ-FINALISTAS AO OSCAR EM 9 CATEGORIAS
![](https://portalpepper.com.br/wp-content/uploads/2021/03/26CriticsChoiceAwards-1024x445.jpg)
De volta à cerimônia principal, neste ano a tendência é que os prêmios sejam bem distribuídos. Disputando 12 categorias, ‘Mank’ (Netflix), de David Fincher, lidera as indicações. Já foi assim no Globo de Ouro, e deve se repetir no Oscar, que anuncia seus concorrentes em 15 de março. Porém, ao contrário do último domingo, quando passou em branco, ‘Mank’ deve faturar, no mínimo, o Critics Choice de melhor desenho de produção. Conta, ainda, com boas chances no prêmio de melhor fotografia, em disputa direta com ‘Nomadland’, e melhor figurino, que tem ‘A Voz Suprema do Blues’ (Netflix) como favorito.
![](https://portalpepper.com.br/wp-content/uploads/2021/03/mank-1024x576.jpg)
Na sequência dos mais indicados, vem ‘Minari’, de Lee Isaac Chung, concorrendo em 10 categorias. Tem amplo favoritismo ao Critics de melhor filme em língua estrangeira, e grande possibilidade de faturar o de melhor atriz coadjuvante, com Yuh-Jung Youn. ‘A Voz Suprema do Blues’, de George C. Wolfe, tem oito indicações e é favorito ao prêmio de melhor ator, o que seria uma vitória póstuma de Chadwick Boseman, falecido precocemente em 2020. Seu último filme pode levar, ainda, os prêmios de melhor elenco (‘Os 7 de Chicago’ também é favorito), melhor figurino (olho em ‘Mank’) e melhor maquiagem e cabelo.
![](https://portalpepper.com.br/wp-content/uploads/2021/03/minari-1024x576.jpg)
Após passar despercebido no Globo de Ouro, o contundente ‘Bela Vingança’, de Emerald Fennell, pode brilhar neste domingo com Carey Mulligan no prêmio de melhor atriz – Frances McDormand (‘Nomadland’) e Viola Davis (‘A Voz Suprema do Blues’) também estão no páreo – e com a própria Fennell, que divide o favoritismo ao Critics de melhor roteiro original com Aaron Sorkin, de ‘Os 7 de Chicago’ (Netflix), forte candidato na categoria de melhor edição. Daniel Kaluuya, de ‘Judas e o Messias Negro’, deve confirmar a ascenção das últimas semanas, quando faturou vários prêmios (incluindo Globo de Ouro) e levar também o Critics Choice de melhor ator coadjuvante.
![](https://portalpepper.com.br/wp-content/uploads/2021/03/bela-vinganca.jpg)
Na parte musical, ‘Soul’, outro vitorioso do último domingo, deve confirmar o grande domínio como melhor trilha sonora. Apesar da vitória de Laura Pausini e Diane Warren no semana passada, com a canção “Io Sì”, de ‘Rosa e Momo’ (Netflix), Leslie Odom Jr. segue favorito ao prêmio de melhor canção original, com “Speak Now”, de ‘Uma Noite em Miami’ (Amazon). Como já habitual em filmes de Christopher Nolan, ‘Tenet’ deve levar o Critics de melhor efeito visual. O grande favorito da noite, contudo, é ‘Nomadland’, de Chloe Zhao. Tal qual no Globo de Ouro, a diretora chinesa tem tudo para conquistar o prêmio de melhor direção e ainda ver seu filme faturar o principal troféu da noite. A produção tem boas chances, também, nas categorias de melhor fotografia, roteiro adaptado e atriz (McDormand).
![](https://portalpepper.com.br/wp-content/uploads/2021/03/Soul-1024x576.jpg)
Veja todos os indicados ao 26º Critics Choice Awards, incluindo as 19 categorias voltadas às séries, aqui.
Confira os principais eventos da temporada de premiações de 2021:
28 de fevereiro – Globo de Ouro 2021
7 de março – Critics Choice Awards
15 de março – anúncio dos indicados ao Oscar 2021
24 de março – premiação do Sindicato dos Produtores (PGA)
4 de abril – premiação do Sindicato dos Atores (SAG)
10 de abril – premiação do Sindicato dos Diretores (DGA)
11 de abril – Bafta 2021
25 de abril – Oscar 2021
26º Critics Choice Awards – Los Angeles, EUA – 7 de março de 2021 – 21h – ao vivo pelo TNT