Após apresentar os documentários e animações em curta-metragem indicados ao Oscar deste ano (links abaixo), o Portal Pepper conclui esta trilogia com os candidatos a melhor curta de ficção. Foram 174 produções inscritas, sendo dez pré-selecionadas no início de fevereiro, até chegarmos às cinco finalistas, divulgadas junto aos indicados nas demais categorias, em 15 de março. Embora a seleção deste ano esteja abaixo do conjunto apresentado em 2020, alguns dos concorrentes se destacam. Do melhor para o mais fraco, aqui estão:
‘DOIS ESTRANHOS’ (EUA, 30 min.)
Onde: Netflix, a partir de sexta, 9 de abril
Valendo-se do já conhecido plot do personagem preso a um looping temporal diário – como em ‘Feitiço do Tempo’ (1993), ‘No Limite do Amanhã’ (2014) e o recente ‘Palm Springs’ (2020) – os diretores Travon Free (também roteirista) e Martin Desmond Roe usam o artifício narrativo como contundente metáfora para os constantes abusos policiais sofridos pela população negra nos EUA. Aqui, o cartunista Carter (vivido pelo também cantor Joey Bada$$) tenta se livrar do desastroso ciclo em que é morto todos as manhãs por um policial (branco) ao deixar o prédio onde passou a noite com a nova namorada.
‘WHITE EYE’ (Israel, 21 min.)
Onde: ainda não disponível oficialmente no Brasil – AQUI
O capricho que falta à mise-en-scène de ‘Feeling Through’, candidato que encerra a lista, sobra em ‘White Eye’. Feito em um único e apurado plano-sequência, o curta de Tomer Shushan ilustra o quanto o chamado “white people problem” (problema de gente branca), quando levado às últimas consequências, pode extrapolar facilmente os limites desse umbigo branco e prejudicar seriamente quem pouco tinha a ver com a situação.
‘THE PRESENT’ (Palestina, 25 min.)
Onde: Vimeo On Demand (US$ 2,99 – aluguel por 72 horas / legendas em inglês)
Mais premiado internacionalmente dentre os indicados, o representante palestino se destaca ao tratar da intolerância étnica na mais sensível das regiões: a tumultuada e inconstante fronteira entre Palestina e Israel. Em um dos inúmeros postos de inspeção geridos pelo exército israelense, um pai e sua pequena filha enfrentam a truculência e insensibilidade dos soldados do país vizinho, que transformam uma simples ida ao mercado numa experiência humilhante. Trata-se da primeira produção dirigida por Farah Nabulsi, uma das duas diretoras indicadas na categoria este ano.
‘THE LETTER ROOM’ (EUA, 32 min)
Onde: Vimeo On Demand (US$ 6,99 – compra sem direito a download / legendas em espanhol, francês e inglês)
Dirigido por Elvira Lind, o único dos indicados estrelado por um ator já consolidado em Hollywood traz o guatemalteco Oscar Isaac (o piloto Poe Dameron dos últimos ‘Star Wars’) como um agente penitenciário encarregado de checar as correspondências dos detentos antes de distribuir suas cartas. Sua análise dos conteúdos o leva a temer pela vida da namorada de um dos presos, levando-o ao dilema entre interferir ou não em algo que profissionalmente não lhe cabe. A graça do curta é pintar um típico guarda de presídio com personalidade um tanto diferente do comumente imaginado – bastante humano, por assim dizer. O problema é que a trama não vai muito além disso.
‘FEELING THROUGH’ (EUA, 19 min)
Onde: YouTube (você pode ativar as legendas em inglês e, em seguida, usar a opção de traduzi-las automaticamente para o português)
Com roteiro e direção de Doug Roland, ‘Feeling Through’ alega ser o primeiro filme estrelado por um ator cego que também é surdo. Trata-se de Robert Tarango, que dá vida a Artie, personagem que possui as mesmas condições de seu intérprete. O curta trata do inusitado encontro entre Artie e Tereek (Steven Prescond), um jovem desabrigado que se dispõe a ajudá-lo ao longo de uma fria noite em Nova York. A produção emana os mais nobres valores humanitários, do jeito que a Academia gosta. A encenação, porém, deixa a desejar.
O breve documentário sobre o planejamento e seleção do elenco (‘Connecting the Dots’), que o próprio YouTube sugere ao final, é mais interessante do que o curta em si, mostrando, também, a busca do diretor pelo rapaz com quem viveu a experiência que inspirou a produção.
Confira os principais eventos da temporada de premiações de 2021:
28 de fevereiro – Globo de Ouro 2021
7 de março – Critics Choice Awards
15 de março – anúncio dos indicados ao Oscar 2021
24 de março – premiação do Sindicato dos Produtores (PGA)
4 de abril – premiação do Sindicato dos Atores (SAG)
10 de abril – premiação do Sindicato dos Diretores (DGA)
11 de abril – Bafta 2021
25 de abril – Oscar 2021