A Academia Brasileira de Cinema divulgou na última semana os filmes e séries aptos à disputa da 20ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, que ocorrerá no segundo semestre deste ano, ainda sem data e local definidos.
Os reflexos da pandemia do novo coronavírus, que forçou o adiamento de grande parte dos lançamentos programados para 2020, se fazem sentir no número de inscritos, que correspondem a quase metade do registrado no ano passado. Enquanto 75 ficções e 56 documentários estavam habilitados a participar na última edição – que teve ‘Bacurau’ como o grande vencedor -, na premiação deste ano apenas 41 ficções e 21 documentários disputam um lugar entre os cinco finalistas das diversas categorias.
‘BENZINHO’ É O GRANDE VENCEDOR DO GP DO CINEMA BRASILEIRO 2019
Junta-se a essas 62 produções outras quatro já finalistas em suas categorias: ‘10 Horas Para o Natal’, disponível no Amazon Prime Video, e ‘O Melhor Verão de Nossas Vidas’ concorrem ao prêmio de melhor longa-metragem infantil, enquanto ‘Os Under-Undergrounds: O Começo’ (Netflix) e ‘Osmar, A Primeira Fatia do Pão de Forma’ (Telecine Play) disputarão o Grande Otelo de melhor longa em animação.
O mesmo acontece com duas das quatro categorias voltadas às séries. Duas produções da Globo e uma da TV Jornal, afiliada do SBT no Recife (PE), já são as finalistas ao prêmio de melhor série de ficção em TV aberta: o drama hospitalar ‘Sob Pressão – Plantão Covid’, ‘Gilda, Lúcia e o Bode’, coescrita por Fernanda Torres e estrelada por ela e por sua mãe, Fernanda Montenegro, e a sitcom ‘Tá Puxado’. Entre as séries de animação em TV paga ou streaming, concorrerão ‘Rocky & Hudson – Os Caubóis Gays’ (Canal Brasil), a segunda temporada de ‘Senninha na Pista Maluca’ (Gloob e Globoplay – a primeira temporada está disponível gratuitamente aqui) e a segunda temporada de ‘Zuzubalândia’ (Boomerang – de graça, aqui). Já entre as séries de ficção e séries de documentário em TV paga/streaming o páreo é mais disputado, com 15 produções inscritas em uma e 24 na outra.
Das ficções em longa-metragem, oito buscam também as cinco vagas reservadas à categoria de melhor comédia – em 2020, foram 17 pré-inscritas. Destaque para o elogiado ‘Pacarrete’, premiado em diversos festivais, incluindo o de Gramado, em 2019, onde conquistou oito estatuetas. O filme, primeiro do diretor cearense Allan Deberton, tem tudo para concorrer (e vencer) em outras categorias também.
‘MEIO IRMÃO’ DESTACA PERIFERIA COMO CENTRO ECONÔMICO E DE FORMAÇÃO SOCIAL
Entre os documentários, está ‘Babenco – Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou’, estreia da atriz Bárbara Paz na direção, que apresenta um tributo à vida e obra do cineasta Hector Babenco, com quem foi casada até a morte deste, em 2016. Premiada em tradicionais festivais, como o de Veneza, na Itália, e o Sesc Melhores Filmes, no Brasil, a produção foi a escolhida para representar o país na categoria filme internacional, no último Oscar, mas não ficou entre as finalistas.
Boa parte dos pré-candidatos inscritos estão disponíveis nos principais serviços de streaming do país, ou em plataformas digitais de aluguel, como Looke, Now e Vivo Play (não necessariamente em todas elas). Confira quais fazem parte de seu catálogo preferido e boa maratona (títulos precedidos por * estão também inscritos na categoria comédia):
FICÇÕES
‘Abraço’, de DF Fiuza
*‘Carlinhos e Carlão’, de Pedro Amorim
‘Disforia’, de Lucas Cassales
‘Mulher Oceano’, de Djin Sganzerla
*‘No Gogó do Paulinho’, de Roberto Santucci
*‘Os Espetaculares’, de André Pellenz
‘A Febre’, de Maya Da-Rin
*‘Alice Júnior’, de Gil Baroni (também em exibição no Canal Brasil)
‘Cidade Pássaro’, de Matias Mariani
‘Guerra de Algodão’, de Marília Hughes Guerreiro e Cláudio Marques – a dupla também pleiteia indicações com o documentário ‘Sobradinho’
‘M8 – Quando a Morte Socorre a Vida’, de Jeferson De
‘Ontem Havia Coisas Estranhas no Céu’, de Bruno Risas
‘Querência’, de Helvécio Marins Jr.
‘Sem Seu Sangue’, de Alice Furtado
‘A Divisão – O Filme’, de Vicente Amorim
‘Aos Olhos de Ernesto’, de Ana Luiza Azevedo
*‘De Perto Ela Não é Normal’, de Cininha de Paula
‘Fim de Festa’, de Hilton Lacerda
‘Meio Irmão’, de Eliane Coster (leia a crítica)
‘Música Para Morrer de Amor’, de Rafael Gomes
*‘Não Vamos Pagar Nada’, de João Fonseca
*‘Solteira Quase Surtando’, de Caco Souza
‘Todos os Mortos’, de Caetano Gotardo
‘Três Verões’, de Sandra Kogut
‘Vou Nadar Até Você’, de Klaus Mitteldorf
‘Os Sonâmbulos’, de Tiago Mata Machado
Plataformas de aluguel avulso (Google Play, Looke, Now, Vivo Play, etc)
‘Açúcar’, de Sérgio Oliveira e Renata Pinheiro
‘Baixo Centro’, de Ewerton Belico e Samuel Marotta
‘Boca de Ouro’, de Daniel Filho (também em exibição no Canal Brasil)
‘Cabrito’, de Luciano de Azevedo
‘Jovens Polacas’, de Alex Levy-Heller
‘Macabro’, de Marcos Prado
‘New Life S.A.’, de André Carvalheira
‘Nóis por Nóis’, de Aly Muritiba e Jandir Santin
‘O Barco’, de Petrus Cariry
*‘Pacarrete’, de Allan Deberton
‘Verlust’, de Esmir Filho
‘Volume Morto’, de Kauê Telloli (também em exibição no canal Telecine Touch)
Não disponíveis no momento
‘2’, de Marcelo Presotto (anteriormente, encontrado no Amazon Prime Video)
‘Alice & Só’, de Daniel Lieff
‘Sertânia’, de Geraldo Sarno
DOCUMENTÁRIOS
‘As Cores do Divino’, de Victor Costa Lopes
‘Dentro da Minha Pele’, de Val Gomes e Toni Venturi
‘Fico Te Devendo Uma Carta Sobre o Brasil’, de Carol Benjamin
‘Os 8 Magníficos’, de Domingos de Oliveira – um dos últimos trabalhos do diretor, falecido em 2019 (também em exibição no Canal Brasil)
‘Soldado Estrangeiro’, de José Joffily e Pedro Rossi
‘12 Moedas’, de Renato Rossi
Looke (título com acesso gratuito no momento)
‘Inaudito’, de Gregorio Gananian
‘Legado Italiano’, de Márcia Monteiro
‘Indianara’, de Aude Chevalier-Beaumel e Marcelo Barbosa
Plataformas de aluguel avulso (Google Play, Looke, Now, Vivo Play, etc)
‘Adoniran – Meu Nome É João Rubinato’, de Pedro Serrano
‘Babenco – Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou’, de Bárbara Paz
‘Casa’, de Letícia Simões
‘Família de Axé’, de Tetê Moraes
‘Fotografação’, de Lauro Escorel
‘Partida’, de Caco Ciocler – primeiro longa-metragem dirigido pelo ator
‘Segundo Tempo’, de Rogério Zagallo – conta o processo de transformação entre o antigo e o novo estádio da Sociedade Esportiva Palmeiras
‘Sem Descanso’, de Bernard Attal
‘Zona Árida’, de Fernanda Pessoa
Não disponíveis no momento
‘Aquecimento Global’, de Beto Ribeiro e Carla Albuquerque
‘Faz Sol Lá Sim’, de Claufe Rodrigues
‘Sobradinho’, de Marília Hughes Guerreiro e Cláudio Marques – a dupla também pleiteia indicações com a ficção ‘Guerra de Algodão’