Clássico é clássico, seja ele composto por narrativa ou no formato de história em quadrinhos. E, para celebrar grandes obras da literatura brasileira, a Editora Melhoramentos acaba de lançar um box com três delas: ‘O Ateneu’, de Raul Pompeia, ‘Triste Fim de Policarpo Quaresma’, de Lima Barreto e ‘O Alienista’, de Machado de Assis. A nova linguagem permite chegar de forma efetiva no público mais jovem.
A HISTÓRIA EM QUADRINHOS “SOL: A PAJÉ SURDA” DESTACA A LÍNGUA INDÍGENA DE SINAIS
O clássico escrito por Raul Pompeia conta as recordações de Sérgio, da época em que era estudante em um internato, e destaca a rigidez da disciplina imposta pelos professores e as dificuldades vividas pelo garoto durante este período.
Na obra de Lima Barreto, Policarpo Quaresma, um funcionário público devotado e nacionalista ferrenho, desperta a incompreensão das pessoas, o que faz com que sofra grandes agruras diante da intolerância das autoridades.
Em ‘O Alienista’, Machado de Assis narra a história do médico Simão Bacamarte que monta um manicômio na cidade de Iraguaí. Tudo vai bem até que seus diagnósticos começam a abranger mais pessoas, gerando um sentimento de revolta na população.
Os textos foram adaptados e roteirizados por Franco Rosa, importante nome da cena HQ, editor de obras de sucesso como ‘Flash Gordon’, ‘Fantasma’, ‘Betty Boop’ e ‘Zumbis e outras Criaturas das Trevas’.
Além disso, os títulos são acompanhados de breve biografia dos autores, bagagem literária – com informações sobre escola literária, momento histórico e literário em que foram escritos -, além dos bastidores da criação. É uma forma divertida de estudar para as provas de literatura. 72 páginas. R$ 45.