Organizada pela Associação Brasileira de Cinematografia, a Semana ABC chega à sua 22ª edição, mais uma vez sediada na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O evento tem início nesta quarta (10) com acesso liberado ao público geral nos três primeiros dias, quando dezenas de profissionais ligados ao audiovisual brasileiro e internacional participam de debates sobre suas áreas de atuação. Neste ano, a programação conta com 13 momentos como esse, que incluem exibições especiais e apresentações de grandes fabricantes de câmeras e lentes, como Arri e Canon. Além destas, outras empresas importantes no segmento terão seus produtos expostos nos pátios da Cinemateca ao longo da semana.
A MOSTRA “CINEMA ALEMÃO: NOVAS DIREÇÕES” ACONTECE DE FORMA GRATUITA NA CINEMATECA BRASILEIRA
Entre as presenças confirmadas nesta edição está a de Adrian Teijido, diretor de fotografia da série ‘Narcos’ (2015-2017) e de filmes como ‘Elis’ (2016) e ‘Marighella’ (2019); Cristina Amaral, lenda viva entre os montadores do cinema brasileiro, com quase 50 anos de carreira; e Lauro Escorel, uma das maiores referências entre os diretores de fotografia do país, com mais de cinco décadas de serviços prestados ao cinema nacional (acesse o cronograma detalhado de cada dia aqui).
As atividades se encerram no sábado (13), com a entrega do 23º Prêmio ABC. Em cerimônia restrita a convidados, a associação elege os destaques da temporada no audiovisual brasileiro em 14 categorias, sendo sete dedicadas aos longas-metragens. Neste ano, ‘Predestinado – Arigó e o Espírito do Dr. Fritz’ (Telecine), de Gustavo Fernández, é o filme mais indicado, disputando três das quatro categorias voltadas aos longas de ficção: melhor direção de fotografia, melhor montagem e melhor equipe de som, não concorrendo apenas ao prêmio de melhor direção de arte.
Por outro lado, ‘Kobra Auto-retrato’ (Reserva Imovision), de Lina Chamie, e ‘Segredos de Putumayo’, de Aurélio Michiles, são os únicos documentários indicados nas três categorias exclusivas do gênero: direção de fotografia, montagem e equipe de som em documentário. Entre as séries de TV e streaming, destaque para ‘Rota 66, A Polícia Que Mata’ (Globoplay), única produção que disputa os três prêmios dedicados ao formato: fotografia, direção de arte e equipe de som em série de TV. Confira todos os concorrentes das 14 categorias do Prêmio ABC 2023 aqui.
Fundada em janeiro de 2000, a Associação Brasileira de Cinematografia atualmente reúne quase 500 profissionais do audiovisual brasileiro com o objetivo de incentivar a troca de ideias e informações visando democratizar e ampliar o aperfeiçoamento técnico e artístico da categoria. Como fruto e fonte de renovação desses objetivos, promove desde 2001 o Prêmio ABC, criando a Semana ABC no ano seguinte.
- Semana ABC 2023 (entrada gratuita): de 10 a 12 de maio, das 9h30 às 20h
- Prêmio ABC 2023 (apenas para convidados): sábado, 13 de maio, período noturno
Cinemateca Brasileira - Largo Sen. Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, São Paulo-SP