O espetáculo “Caim”, que estreia dia 7 de dezembro, no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, é baseado no último romance de José Saramago, único Prêmio Nobel de Literatura da Língua Portuguesa. Adaptado para teatro pela dramaturga Teresa Frota, o monólogo é interpretado pelo ator Henri Pagnoncelli, em comemoração aos seus 50 anos de carreira, e dirigido por Jacyan Castilho.
100 ANOS DE JOSÉ SARAMAGO – RELEMBRE AS OBRAS QUE MARCARAM A CARREIRA DO ESCRITOR
A peça integra a programação oficial das comemorações do centenário do escritor e tem o apoio institucional da Fundação José Saramago, de Lisboa e é o único espetáculo, com texto do escritor, a representar o Brasil. A história é contada na primeira pessoa e todas as personagens são interpretadas pelo ator-narrador. A palavra é a protagonista. O humor refinado do texto conduz o espectador por uma jornada atemporal e o desperta para uma nova maneira de perceber a si mesmo e a consequência de seus atos.
Com seu estilo único, olhar curioso, crítico e irônico, José Saramago instiga o leitor à reflexão, a pensar além das palavras, das frases, a aguçar seus sentidos, questionar a realidade, a transitar por caminhos desconhecidos e enriquecedores. Ao receber este espetáculo, o CCBB reafirma seu objetivo de formar novas plateias, democratizar o acesso e contribuir para a promoção e ampliação da conexão dos brasileiros com a cultura.
SERVIÇO
Espetáculo “Caim”
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112, Centro Histórico, São Paulo
Quando: 7 a 18 de dezembro de 2022 e 11 a 22 de janeiro de 2023
Horário: quarta a sexta às 19h e sábado e domingo às 17h
Quanto: R$ 30 (inteira) R$ 15 (meia)
Classificação etária: 12 anos
Duração: 70 minutos
Informações: (11) 4297-0600 ou através do site