O artista de rua Banksy abriu as portas de seu hotel, na região palestina de Belém, Cisjordânia, sob uma torre de vigilância do Exército. Intitulado Walled Off, traduzindo, Emparedado, possui três andares e as paredes dos quartos e corredores possuem grafites do artista.
O local está localizado em frente à controversa barreira de concreto que Israel construiu no território que disputa com a Palestina, a chamada “zona ocupada”.
O local era uma antiga olaria, mas Banksy com sua transformação, decorou como se fosse um clube inglês de cavalheiros dos tempos coloniais, destacando a história que o Reino Unido teve sobre o Oriente Médio.
Com uma decoração inspiradora que possui desde estátuas sufocadas com gás lacrimogêneo, querubins com máscaras de gás e coletes salva-vidas de refugiados.
“O hotel está localizado em uma área totalmente aberta para turistas de todo o mundo. Há restaurantes, bares e táxis. Estamos a 500 metros do posto de controle de Jerusalém e uma milha do centro de Belém. O conselho oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico declara o lugar seguro para visitas”, afirma o site do empreendimento.
O hotel já é considerado como a pior vista do mundo, pois todos os quartos dão vista para a barreira que simboliza a opressão dos palestinos.
“O hotel oferece uma acolhida calorosa a pessoas de todos os lados do conflito e de todo o mundo”, diz comunicado do artista.