As mudanças causadas pela pandemia no calendário de premiações

Adiado para final de abril, Oscar gerou efeito dominó nas datas de outras cerimônias
}

07.01.2021

Dolby Theatre

Em um mundo sem covid-19, estaríamos neste momento, início de janeiro, repercutindo os vencedores do 78º Globo de Ouro, premiação da Associação dos Correspondentes Estrangeiros de Hollywood que tradicionalmente abre para valer a temporada de prêmios, esquentando as apostas para o Oscar, o grande evento que a encerra, semanas depois.

Mas o fato é que, além das trágicas consequências ocasionadas pela pandemia do coronavírus na vida da maior parte da população mundial, a crise também levou a alterações no cronograma das principais premiações da indústria do cinema, na medida em que dezenas de produções tiveram suas estreias adiadas, seja por razões comerciais, seja por não terem tempo hábil para finalizar seus processos de gravação e/ou finalização.

Em junho de 2020, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) anunciou que o próximo Oscar passaria de 28 de fevereiro para 25 de abril de 2021. A notícia desencadeou uma série de mudanças em todas as premiações que o antecipam. Logo em seguida, foi a vez da academia britânica, que organiza o BAFTA, adiá-lo de 14 de fevereiro para 11 de abril. Poucos dias depois, a Critics Choice, associação que reúne mais de 400 críticos de cinema e TV dos EUA, oficializou a mudança de sua premiação, indo de meados de janeiro para 7 de março. O mesmo se deu com o Globo de Ouro, alterado de 3 de janeiro para 28 de fevereiro.

Teatro Dolby

Nas semanas e meses seguintes, os diversos sindicatos dos profissionais que atuam em Hollywood seguiram a tendência e também adiaram seus prêmios anuais, incluindo os três que mais influenciam o resultado final do Oscar: o do sindicato dos atores (SAG) passou do final de janeiro para 14 de março; o dos diretores (DGA) foi do início de fevereiro para 10 de abril; enquanto o dos produtores (PGA) foi transferido do final de janeiro para 24 de março.

Confira abaixo, os principais eventos do calendário de premiações de 2021. Na próxima semana, antecipo uma pequena lista de produções que devem marcar presença na maior parte desses prêmios, e que já estão disponíveis por aqui – além de algumas que ainda estão por estrear. Até lá!

Confira os principais eventos da temporada de premiações de 2021:

28 de fevereiro – Globo de Ouro 2021

7 de março – Critics Choice Awards

15 de março – anúncio dos indicados ao Oscar 2021

24 de março – premiação do Sindicato dos Produtores (PGA)

4 de abril – premiação do Sindicato dos Atores (SAG)

10 de abril – premiação do Sindicato dos Diretores (DGA)

11 de abril – Bafta 2021

25 de abril – Oscar 2021

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.