AS MARAVILHAS DE LER PARA UMA CRIANÇA

TEMOS CERTEZA DE QUE VOCÊ, ADULTO, TAMBÉM VAI SE DIVERTIR MUITO, APRENDER E SE EMOCIONAR COM A LEITURA DESTAS SUGESTÕES
}

24.04.2021

Augusto Cury / Divulgação

A paixão por boas histórias pode surgir em qualquer idade, mas, se despertada desde a primeira infância, ajuda na formação subjetiva e social, inclusive potencializando os processos de aprendizagem. Ou seja: criança que tem contato desde cedo com a literatura tende a ver o mundo de forma múltipla, repleto de diversidades e possibilidades.

LIVRO “FAVELA” TRAZ DE MANEIRA POÉTICA, REFLEXÃO SOBRE O RETRATO E UNIVERSO DA COMUNIDADE 

Para você – mãe, pai, cuidador ou familiar -, ler para os pequenos e pequenas significa contribuir para o seu desenvolvimento emocional. Numa tentativa de ajudar nesta linda tarefa, nossa coluna preparou uma lista (que prometemos enriquecer com o passar do tempo!) de ótimos livros infantis. Temos certeza de que você, adulto, também vai se divertir muito, aprender e se emocionar com a leitura destas sugestões:

LIVRO INFANTIL FALA SOBRE PERDAS E COMO PODEMOS DAR NOVO SENTIDO A ELAS

Guilherme Augusto Araújo Fernandes, de Mem Fox (editora Brinque-Book): Guilherme, o protagonista, é vizinho de um asilo de idosos. Ele faz uma amizade muito especial com Dona Antônia, que enfrenta problemas de memória. Na narrativa, o garoto faz de tudo para que ela se sinta feliz. O livro é uma doce lição de empatia e, para os adultos, o choro é garantido. 

Da minha janela, de Otávio Júnior, com ilustrações de Vanina Starkoff (editora Companhia das Letrinhas): Vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura Infantil, em 2020, a história é contada por um menino a partir de uma janela numa favela carioca. Repleto de cores e formas, o livro é lindo e sensível do começo ao fim.

O grúfalo, de Julia Donaldson, com ilustrações de Axel Scheffler (editora Brinque-Book): Um ratinho bem esperto, para não se tornar refeição das criaturas da floresta, cria um monstro chamado Grúfalo. Ele só não esperava dar de cara com ele no meio da história. Cheio de rimas incríveis, o livro tem uma continuação (O filho do grúfalo) e ambos viraram filmes, disponíveis na Amazon Prime.

 

Princesas escalam montanhas?, de Rafaela Carvalho, com ilustrações de Ana Paula Azevedo (editora Matrescência): Com boas rimas e ilustrações lindíssimas, o livro estimula a igualdade de gênero e a confiança das meninas. E, sim, elas podem ser o que elas quiserem!

Carona na vassoura, de Julia Donaldson, com ilustrações de Axel Scheffler (editora Brinque-Book): Dos mesmos autores de O grúfalo, a história é uma grande celebração de amizade. Apesar de muito felizes juntos, a bruxa e seu gato vão descobrir que novos amigos sempre têm espaço na vassoura. Também cheio de rimas, é uma delícia ler em voz alta com os pequenos.

 

O Menino que Aprendeu a Ver, de Ruth Rocha (editora Salamandra): Ícone da literatura infantil brasileira, Ruth Rocha conta neste livro, numa linguagem muito bonita, a história de um menino no início da alfabetização e sua descoberta de um novo mundo.

Obax, de André Neves (editora Brinque-Book): Um dos melhores autores brasileiros da atualidade, André Neves conta a história da pequena Obax, que um dia vê uma chuva de flores. Com ilustrações belíssimas, a narrativa faz uma bela homenagem à África.

   

Monstro Rosa, de Olga de Dios (editora Boitatá): Antes mesmo de nascer, o monstro rosa percebe que é diferente de todos os seus irmãos. Numa espécie de reconto do clássico patinho feio, o livro traz uma bela mensagem sobre as diferenças e a importância da autenticidade.

 

O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado, de Don e Audrey Wood (editora Brinque-Book): Lembra daquela velha história da força dos pequenos em relação aos gigantes? Nesta narrativa, o ratinho precisa esconder um enorme morango de um urso, mas será que não seria melhor dividir? Aqui, a criança interage com o ratinho para ajudá-lo.

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.