Leprechaun acaba de lançar o single inédito “O Passado Chegou”. A faixa busca criticar o cenário do atual governo e acompanha videoclipe animado, inspirado nas vinhetas da MTV Brasil, na década de 90. A banda é conhecida por misturar influências que vão do indie rock, até a música irlandesa, além de se destacarem pelas composições em inglês. Entretanto, após 10 anos de estrada e cerca de 20 mil discos vendidos, o grupo optou por passar a compor em português, considerando a clareza que buscam passar em suas letras.
“EM QUALQUER GOVERNO AUTORITÁRIO, A PRIMEIRA COISA QUE SE ATACA É A CULTURA”, DIZ TICO SANTA CRUZ
“Em dois anos tocando na rua, vimos o quanto o acesso à cultura é importante para as pessoas. Ver um governo estrangular a cultura da forma como tem sido feito, foi um dos motivos pelos quais tomamos fôlego para continuar tocando e começar a compor em português”, comenta a vocalista Fabiana Santos.
Sobre a mensagem do single, o baixista e compositor Eric Sá afirma que a música faz uma dura crítica a realidade “surreal” que os brasileiros vêm enfrentando: “’O Passado Chegou’ fala sobre o retrocesso do nosso tempo. É uma crítica à nossa realidade, que parece mais surreal a cada dia”.
A faixa chega com videoclipe animado, inspirado em uma vinheta da MTV Brasil chamada “Garoto Enxaqueca”. A vinheta em preto e branco contava a história de um garoto que estava sempre irritado, reclamando, com o comportamento semelhante ao de um sociopata. Segundo Fabiana, a versão da banda pode ser definida como “Presida Enxaqueca”: “Egocentrismo, manipulação, desapego a valores éticos e morais, mentira, infração de leis e a desconsideração completa pelas pessoas são alguns dos compartimentos de uma pessoa sociopata. ‘O Garoto Enxaqueca’ foi a inspiração perfeita para a criação do ‘Presida Enxaqueca’, uma representação tosca, porém, à altura, do governo atual”, finaliza. Assista ao resultado: