ACADEMIA ANUNCIA DATA E FINALISTAS DO GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO 2021

COM 15 MENÇÕES CADA, ‘BOCA DE OURO’ E ‘PACARRETE’ LIDERAM INDICAÇÕES; SAIBA ONDE ASSISTIR
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16.10.2021

Divulgação

Quatro meses após anunciar as produções aptas a disputar o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2021, a Academia Brasileira de Cinema finalmente divulgou a data e os finalistas da 20ª edição do evento. A premiação acontecerá em 28 de novembro e, pelo segundo ano consecutivo, terá transmissão integral da TV Cultura. Horário, formato e local da cerimônia ainda não foram divulgados.

CONHEÇA AS PRODUÇÕES INSCRITAS NO GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO 2021

‘Boca de Ouro’, de Daniel Filho, e ‘Pacarrete’, estreia de Allan Deberton, são os grandes destaques do anúncio com 15 indicações cada, incluindo a de melhor filme. A produção de Deberton, no entanto, disputa mais categorias em relação a de Daniel Filho: 14 a 13. Isso porque ‘Pacarrete’ traz apenas Soia Lira e Zezita Matos competindo em uma mesma categoria (melhor atriz coadjuvante), enquanto ‘Boca de Ouro’, além de Lorena Comparato e Malu Mader concorrendo como melhor atriz, tem ainda Marcos Palmeira e Silvio Guindane entre os indicados a melhor ator. Guindane, por sinal, tem chances dobradas nesta categoria, pois também a disputa por ‘A Divisão – O Filme’.

Mais do que ele, apenas Flavio Bauraqui, que concorre não só ao Grande Otelo de melhor ator (‘Abraço’) como ainda conquistou duas indicações como coadjuvante (‘Macabro’ e Não Vamos Pagar Nada’), repetindo o feito de Otávio Müller, que em 2019 concorreu aos mesmos prêmios por ‘Benzinho’ (ator), ‘O Beijo no Asfalto’ (coadjuvante) e ‘O Paciente’ (coadjuvante). Müller, contudo, não venceu nenhuma delas, mas tem mais uma chance este ano, pois foi indicado como coadjuvante em ‘Três Verões’.

Confira os indicados às principais categorias e em quais plataformas digitais eles podem ser encontrados, além de uma breve apresentação dos concorrentes a melhor filme:

MELHOR LONGA-METRAGEM DE FICÇÃO

‘Boca de Ouro’, de Daniel Filho (Telecine Play): a primeira metade flui tão bem quanto o caprichado plano-sequência inicial desta nova adaptação da obra de Nelson Rodrigues (a primeira é a de Nelson Pereira dos Santos, de 1963). Caprichados, também, são cenários, objetos e figurinos que representam o Rio de Janeiro dos anos 50. Marcos Palmeira vive o extravagante personagem-título, bicheiro cuja morte é investigada pelo jornalista vivido por Silvio Guindane. Lorena Comparato e Malu Mader também brilham, a despeito da constrangedora atuação de Guilherme Fontes.

‘Cidade Pássaro’, de Matias Mariani (Netflix): com enquadramentos rígidos e rigorosamente executados, o filme de Mariani destaca com frescor a crescente colônia africana de São Paulo em sua trama, protagonizada por atores nigerianos. Apesar de não falar uma única palavra em português, Amadi (O.C. Ukeje) é enviado pela família para que encontre seu desaparecido irmão, Ikenna (Chukwudi Iwuji), na maior cidade da América do Sul e o leve de volta à Nigéria. Além desta, disputa outras três categorias.

‘A Divisão – O Filme’, de Vicente Amorim (Globoplay/Telecine Play): derivado da série homônima, está longe de ser o fiasco da versão cinematográfica de ‘Carcereiros’, por exemplo, mas a compressão dos cinco episódios da primeira temporada em pouco mais de duas horas é problemática tanto pela confusa apresentação dos personagens como pelo arrasto novelístico da metade em diante. Há boas sequências e as interpretações são convincentes, mas soa um tanto exagerado incluí-lo nesta categoria (já está indicado em outras sete), sobretudo quando ficam de fora produções como ‘Fim de Festa’, de Hilton Lacerda, ‘M8’, de Jeferson De, ou ‘Três Verões’, de Sandra Kogut.

‘A Febre’, de Maya Da-Rin (Netflix): primeira longa ficcional da diretora e primeiro filme protagonizado por um indígena (Regis Myrupu) a disputar a categoria principal – além de outras cinco. Em estética apurada e planos cuidadosamente traçados, a trama expõe preconceitos e quebra estereótipos historicamente ligados aos povos nativos, exaltando com notável sutileza a resistência de suas culturas e a luta pela conquista de um espaço digno na sociedade. Grande vencedor do Festival de Brasília 2019, é também o filme mais premiado internacionalmente dentre os indicados.

‘Pacarrete’, de Allan Deberton (Telecine Play): vencedor de oito Kikitos no Festival de Gramado 2019 e colecionando prêmios pelo mundo, é o mais gracioso dos indicados. Pacarrete (Marcelia Cartaxo) é uma bailarina russa, radicada e aposentada no Brasil. Entre os cuidados com a irmã inválida e suas manias particulares, sonha em voltar aos palcos durante as comemorações do aniversário da pequena cidade em que vive, no interior do Ceará, ideia que não tem sido bem aceita pela prefeitura, organizadora do evento. É ignorada pelo poder público tal qual a arte tem sido no Brasil. É a partir desse paralelo que o filme cresce em significado e melancolia.

MELHOR DOCUMENTÁRIO

‘Babenco – Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou’, de Bárbara Paz (plataformas de aluguel avulso)

‘Dentro da Minha Pele’, de Toni Venturi e Val Gomes (Globoplay)

‘Fico Te Devendo Uma Carta Sobre o Brasil’, de Carol Benjamin (Globoplay)

‘Fotografação’, de Lauro Escorel (Tamanduá TV / Curta On)

‘Partida’, de Caco Ciocler (Amazon Prime Video)

MELHOR DIREÇÃO

Ana Luiza Azevedo (‘Aos Olhos de Ernesto’ / Telecine Play)

Daniel Filho (‘Boca de Ouro’ / Telecine Play)

Geraldo Sarno (‘Sertânia’ / plataformas de aluguel avulso)

Jeferson (‘M8: Quando A Morte Socorre A Vida’ / Netflix)

Sandra Kogut (‘Três Verões’ / Telecine Play)

Vicente Amorim (‘A Divisão – O Filme’ / Telecine Play)

MELHOR ATRIZ

Andrea Beltrão (‘Verlust’ / plataformas de aluguel avulso)

Lorena Comparato (‘Boca de Ouro’ / Telecine Play)

Malu Mader (‘Boca de Ouro’ / Telecine Play)

Marcélia Cartaxo (‘Pacarrete’ / Telecine Play)

Regina Casé (‘Três Verões’ / Telecine Play)

MELHOR ATOR

Flávio Bauraqui (‘Abraço’ / Amazon Prime Video)

Irandhir Santos (‘Fim de Festa’ / Telecine Play)

Marcos Palmeira (‘Boca de Ouro’ / Telecine Play)

Rogério Fróes (‘Três Verões’ / Telecine Play)

Silvio Guindane (‘Boca de Ouro’ / Telecine Play)

Silvio Guindane (‘A Divisão – O Filme’ / Globoplay e Telecine Play)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Berta Loran (‘Jovens Polacas’ / plataformas de aluguel avulso)

Denise Fraga (‘Música Para Morrer de Amor’ / Telecine Play)

Gisele Fróes (‘Três Verões’ / Telecine Play)

Hermila Guedes (‘Fim de Festa’ / Telecine Play)

Soia Lira (‘Pacarrete’ / Telecine Play)

Zezé Motta (‘M8: Quando a Morte Socorre a Vida’ / Netflix)

Zezita Matos (‘Pacarrete’ / Telecine Play)

MELHOR ATOR COADJUVANTE

Flavio Bauraqui (‘Não Vamos Pagar Nada’ / Telecine Play)

Flavio Bauraqui (‘Macabro’ / Telecine Play)

Flávio Migliaccio [indicação póstuma] (‘Jovens Polacas’ / plataformas de aluguel avulso)

Guilherme Fontes (‘Boca de Ouro’ / Telecine Play)

João Miguel (‘Pacarrete’ / Telecine Play)

Otávio Muller (‘Três Verões’ / Telecine Play)

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

‘Aos Olhos de Ernesto’ (Telecine Play)

‘Babenco – Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou’

‘Cidade Pássaro’ (Netflix)

‘Pacarrete’ (Telecine Play)

‘Três Verões’ (Telecine Play)

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

‘Boca de Ouro’ (Telecine Play)

‘Jovens Polacas’ (plataformas de aluguel avulso)

‘M8: Quando a Morte Socorre a Vida’ (Netflix)

‘Osmar, A Primeira Fatia do Pão de Forma’ (Telecine Play)

‘Verlust’ (plataformas de aluguel avulso)

MELHOR COMÉDIA

‘Carlinhos e Carlão’, de Pedro Amorim (Amazon Prime Video)

‘De Perto Ela Não é Normal’, de Cininha De Paula (Telecine Play)

‘Não Vamos Pagar Nada’, de João Fonseca (Telecine Play)

‘No Gogó Do Paulinho’, de Roberto Santucci (Amazon Prime Video)

‘Os Espetaculares’, de André Pellenz (Amazon Prime Video)

‘Pacarrete’, de Allan Deberton (Telecine Play)

MELHOR ANIMAÇÃO

‘Os Under-UnderGrounds – O Começo’, de Nelson Botter Jr. (Netflix)

‘Osmar, A Primeira Fatia do Pão de Forma’, de Ale McHaddo (Telecine Play)

A relação completa dos indicados nas 31 categorias, incluindo as quatro dedicadas às séries, pode ser acessada aqui.

Em breve, o Portal Pepper trará um panorama dos 18 curtas-metragens finalistas deste ano, entre animações, documentários e ficções, além da plataforma em que estão disponíveis.

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