ABACAXEPA TRAZ REFLEXÕES E REVOLTAS POLÍTICAS NO CLIPE DE “PIMENTA”

GRITOS, TIROS, MEDO, SPRAY DE PIMENTA, GÁS LACRIMOGÊNIO E REPRESSÃO POLICIAL, SE TORNARAM ELEMENTOS CHAVE PARA A COMPOSIÇÃO DA LETRA
}

27.05.2021

Reprodução / Flora Negri

A banda Abacaxepa, novo nome no cenário musical contemporâneo, está presente em nossa playlist em vários momentos do cotidiano, e pra selar de vez essa paixão, os paulistanos acabam de lançar o videoclipe do single “Pimenta”, fala sério, é ou não é para se apaixonar. Lançada em 2016, a banda surgiu durante aulas de música no curso de teatro da escola Célia Helena, em São Paulo, valorizando a cultura brasileira e trazendo em seu discurso, a desconstrução da normatividade no comportamento e na estética.

COM LINGUAGEM TEATRAL, ABACAXEPA LANÇA O ÁLBUM “CAROÇO”

O single “Pimenta” integra o álbum intitulado “Caroço”, lançado em 2019, fazendo parte da primeira fase autoral da banda, sendo uma das primeiras composições. Composta em 2016, ela foi idealizada a partir de uma proposta de linha melódica no contrabaixo, inspirando a letra que veio mais tarde, após uma série de manifestações populares de cunho sociopolítico, contra o impeachment da então presidente Dilma Rousseff, que aconteciam naquele ano e que fizeram emergir algumas angústias.

“Infelizmente, apesar de a música ter sido escrita em 2016 ela continua muito atual, a verdade é que em 2021, as coisas estão até piores, então, como começamos a elaborar o roteiro desse clipe em 2020 e as gravações aconteceram no final do ano, muita coisa que estava nos atravessando acabou entrando para essa narrativa criada pro clipe. Como o clipe tem muitas cenas gravadas no centro de São Paulo, existem vários momentos em que as próprias paredes já fazem esse papel de expressar opinião, deixando assim que a discussão não fique só entre a banda e a equipe. Captar os grafites, lambes e pichações da cidade foi uma proposta importante no clipe”, comentam os artistas. 

ABACAXEPA LANÇA CLIPE DE “PICADINHO” QUE ÍNTEGRA O ÁLBUM “CAROÇO”

Fatores como gritos, tiros, medo, spray de pimenta, gás lacrimogênio, violência e repressão policial, se tornaram elementos chave para a composição da letra (“pimenta de arder, pimenta de reinar”) e para a composição do arranjo musical, a fim de ajudar a ilustrar essa narrativa vivida pelos integrantes nessa época. Gravado no centro de São Paulo e numa garagem em Cotia, o clipe traz uma perspectiva subjetiva ao se referir à opressão, deixando para o público a análise do que nos oprime enquanto sociedade, trazendo um contraste de signos, cores, espaços, que fazem sentido com a evolução das dinâmicas propostas. Dentro da lógica de fugir do cotidiano, a partitura física dos integrantes da banda se estabelece como algo que desafia o “belo” ou “comum”.

ABACAXEPA LANÇA VIDEOCLIPE DE “PIRACEMA”. ASSISTA

Os gestos, movimentações e expressões revelam essa tentativa de se aproximar do estranho, para instigar o questionamento ao que é nos apresentado como “normal”. “Pimenta” é dirigido por Bruno Mata e tem realização da Boto com produção da 3K Films e produção executiva da Dox Produções.

Ainda para esse semestre, a banda irá lançar um EP ao vivo do projeto de lives que fizeram durante a quarentena, entre fevereiro e abril deste ano, intitulado “Abacaxepa: Um Experimento Viral em 6 Atos” “Nós estamos com algumas músicas engavetadas que pretendemos gravar em breve, porém queremos fazer tudo da maneira mais segura possível, somos uma banda de sete pessoas, ou seja, nós mesmos já somos uma aglomeração (risos), por isso, estamos aguardando uma melhora da situação atual para que a gente possa se encontrar e voltar a trabalhar essas novas músicas”, comenta o músico Rodrigo Mancusi. Assista ao resultado:

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.