O grupo Abacaxepa acaba de lançar o videoclipe de “Piracema”, primeiro single do álbum “Caroço” e segundo clipe da banda. O lançamento propõe, a partir das escolhas estéticas e musicais, uma outra linguagem poética. Uma trajetória intuitiva.
“Piracema” é o nome dado ao período de reprodução dos peixes, onde eles se deslocam até locais mais seguros para poderem desovar, e muitas vezes esse deslocamento os leva a ter que atravessar correntezas e arriscar as próprias vidas em função disso.
Esse foi o nome escolhido para intitular a canção porque ela se trata de um romance que testa a zona de conforto, testa os riscos e as certezas, não necessariamente numa relação entre duas pessoas. Só é possível surpreender-se completamente despido de todas as certezas.
“Tem a ver com se ouvir, se deixar encantar, se deixar levar pela correnteza, sem saber necessariamente onde isso pode levar, sem julgamento, não só como uma metáfora fantástica, mas também como uma metáfora pra vida, de não tentar trancar os impulsos, não tentar fechar o rumo dos rios, para água continuar tendo para onde fluir”, comentou Aline Belfort, diretora do vídeo.
Esteticamente, colocar um contraste de cores para simbolizar a harmonia entre coisas opostas. Também tentar colocar uma sensação física a partir das peles molhadas, dos planos que atravessam os poros.
Quando conversado com Manu Falcão (co-diretora), acharam que uma referência interessante seria um filme de 1954 “creature from the black lagoon”, obra que apresenta algo assustador que vem da natureza, mas que ao mesmo tempo é encantador. “Por ter referências antigas também, decidi usar o formato 4×3 que é o usado nas filmagens de película, e o uso de uma imagem granulada para uma textura desejada”, contou.
Assista ao clipe: