A ÓPERA “OS SETE PECADOS CAPITAIS”, DE KURT WEIL, COM LIBRETO DE BERTOLT BRECHT, ESTREIA NO THEATRO SÃO PEDRO

A MONTAGEM INÉDITA CONTA COM A DIREÇÃO DO MAESTRO NORTE-AMERICANO IRA LEVIN E DIREÇÃO CÊNICA DE ALEXANDRE DAL FARRA
}

31.10.2021

Reprodução / Facebook

No mês de novembro o Theatro São Pedro, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, estreia a ópera “Os Sete Pecados Capitais”, última colaboração entre o compositor Kurt Weil (1900-1950) e o dramaturgo Bertolt Brecht (1898-1956). Com direção cênica de Alexandre Dal Farra, a montagem terá direção musical de Ira Levin, que vai comandar a Orquestra do Theatro São Pedro, cenografia de Fernando Pessetti, iluminação de Wagner Antônio e figurinos de João Marcos de Almeida e Renato Paiutto.

AMANDA SOUZA – A ARTISTA POR TRÁS DA JOVEM DONNA SUMMER NO MUSICAL HOMÔNIMO

O público poderá conferir ensaio aberto e gratuito, no dia 4 de novembro, às 19h. Os ingressos estarão disponíveis 2h antes do início do espetáculo pela plataforma do Theatro São Pedro. “Os Sete Pecados Capitais” narra a história de uma família na Louisiana que decide enviar a sua filha Anna para as grandes cidades dos Estados Unidos, para trabalhar e ganhar dinheiro suficiente para construir uma casa para a família (representada por um quarteto masculino, em que o baixo representa a Mãe). Anna consiste em duas pessoas – Anna I (uma cantora) e Anna II (atriz ou bailarina). A ópera é composta por um prólogo e um epílogo e sete cenas em que cada cena é dedicada a um pecado capital.

“As duas irmãs, aprendem a se reprimir, mas não para serem melhores pessoas, e sim, para poderem se vender melhor. É também uma ópera sobre empreendedorismo. Sobre essa espécie de estrutura de discurso moral que consiste em internalizar as dificuldades, como se o problema fôssemos sempre nós e não a estrutura em que estamos inseridos”, destaca Alexandre Dal Farra.

Concebida como sendo um balé cantado, “Os Sete Pecados” é a obra de Kurt Weill em que predominam os vários tipos de dança e os ritmos a eles associados. O ritmo desempenha um papel importante sublinhando a ação e os sentimentos dos protagonistas. Na primeira cena, Preguiça, o compositor faz uma paródia da música coral. Na segunda, Orgulho, evoca uma valsa; na terceira, Raiva é um exemplo de fox-trote, na sétima, Inveja é uma marcha que leva em direção ao epílogo. Antes da ópera será apresentado o Concerto para Violino,  que Kurt Weil compôs em 1924, que terá o maestro e violinista Cláudio Cruz como solista.

“Tocarei pela primeira vez essa obra raramente programada. Apesar de ser uma obra complexa e ter inicialmente uma leitura difícil, o estudo está se transformando numa atividade absolutamente prazerosa. Tenho grande expectativa”, afirma Cláudio Cruz.

Com direção audiovisual de Giuliano Saade, o espetáculo será gravado e transmitido posteriormente pelo canal de Youtube do Theatro São Pedro. O papel de Anna I fica a cargo da cantora Denise de Freitas e Anna II é interpretada pela atriz Gilda Nomacce. Completam o elenco Anderson Barbosa (mãe), Paulo Mandarino (pai), Daniel Umbelino e Rafael Siano (irmãos).

SERVIÇO

Ópera “Os Sete Pecados Capitais”

Onde: Theatro São Pedro

Endereço: Rua Barra Funda, 161, Marechal Deodoro – São Paulo

Quando: 4, 5, 6, 7, 10, 11, 12, 13 e 14 de novembro

Horário: quarta a sábado às 20h e domingo às 17h

Quanto: 4 de novembro (gratuito) – demais dias R$ 80 (inteira) R$ 40 (meia)

Classificação etária: 16 anos

Informações: AQUI

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.