A maquiagem e a cultura pop – uma parceria de sucesso

Lady Gaga, Rihanna e Selena Gomez lideram o ranking do mercado mundial de maquiagem
}

04.02.2021

Divulgação / Reprodução / Studio MCM

Algumas marcas de maquiagem renderam-se já há algum tempo, ao movimento da cultura pop atual, lançando coleções em homenagem aos filmes, personagens e artistas. A linha “The Disney Aladdin Collection”foi inspirada na determinação e confiança da princesa Jasmine, lançada pela Mac Cosmetics. Mais tarde a Urban Decay lançou “Game Of  Thrones” em homenagem a série, causando um frenesi e chegamos à Ulta Beauty, surpreendendo a todos com uma coleção em homenagem aos “Vingadores” da Marvel onde os produtos se esgotaram rapidamente. 

The Disney Aladdin Collection
Game of Thrones by Urban Decay
Vingadores by Ultra Beauty

Mas ninguém vem lucrando mais do que as marcas de maquiagem de celebridades como a “Fenty Beauty” da Rihanna – Lady Gaga com a “Haus Laboratories” e a “Rare Beauty” da Selena Gomez.Claro que a linha da RiRi (Rihanna) reina absoluta entre as que venderam mais no último ano. Hoje estas marcas têm a preocupação de remodelar fronteiras, sejam elas raciais ou de gênero, em minha opinião, não é novidade. 

Fenty Beauty by Rihanna
Haus Laboratories by Lady Gaga
Rare Beauty by Selena Gomez

Basta olharmos para: 

Bjork com suas maquiagens artísticas, lúdicas e contestadoras; 

Madonna no auge dos anos 80’s com maquiagem forte e determinada, já trazendo um empoderamento feminino.

David Bowie com sua figura andrógena e colorida – seu maior clássico sem dúvida é a maquiagem em formato de raio com traços vermelhos e azuis. O raio representa a “esquizofrenia”. 

Cher com seu brilho e sofisticação, sem deixar a irreverência de lado. 

Agora, pensando em Brasil, Secos e Molhados revolucionaram com os rostos cobertos com maquiagem branca, inspiradas no Teatro Kabuki – Inicialmente a ideia era apenas um disfarce para não serem reconhecidos, mas literalmente causaram em plena ditadura militar. Maquiagem esta “imitada” anos mais tarde pela banda norte-americana Kiss

Mais do que vender, o mais importante, na hora de adquirir ou reproduzir a maquiagem de um artista, é saber qual o verdadeiro propósito daquele estilo ou no caso das marcas, qual a sua finalidade. É apenas colorir? Ser irreverente? – Ou ser transformadora e questionadora?

E aí, qual é o seu estilo?

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.