Inaugurado em 1969, o espaço foi o primeiro teatro paulistano de pequeno porte a contar com urdimento, mais tarde livraria e cineclube. Agora, o novo Teatro Paiol Cultural, em São Paulo, reabre suas portas no dia 16 de setembro com “A Dama das Camélias”, um espetáculo premiado internacionalmente, escrito e dirigido pelo ator Roberto Cordovani que também atua nos papel principal.
“O CASO MEINHOF” CONTA A TRAJETÓRIA DA GUERRILHEIRA ALEMÃ ULRIKE MEINHOF
Escrito em 1848 é uma das mais famosas obras de Alexandre Dumas Filho e foi inúmeras vezes encenada por atrizes como Sarah Bernhardt (1899) e Greta Garbo (1936), numa adaptação cinematográfica. Serviu também de inspiração à célebre ópera de Verdi, “La Traviata”. É considerada uma obra fundamental do romancismo francês. “A Dama das Camélias” é a história da cortesã francesa Marguerite Gautier, que em meados do século XIX, encanta Paris com sua beleza.
Suas artimanhas no amor e no sexo, sua vida luxuosa e perdulária, mantida por ricos progenitores da emergente burguesia urbana. O mito central de “A Dama das Camélias” “não é o amor, é o reconhecimento: Marguerite Gautier, ama para ser reconhecida e, a esse título a paixão provém inteiramente de outrem”. As encenações, os conflitos, os equívocos e as vilanias que popularizaram a dama não são de ordem psicológica, são, sim, sintomas sociais.
O amor de Armand é o tipo de amor burguês, segregativo e apropriativo. O amor da dama é o postulado de ser reconhecida, que culmina quando renuncia a ele, ou “assassina a paixão de Armand”, para eternamente ter o reconhecimento do mundo dos senhores.
SERVIÇO
Espetáculo “A Dama das Camélias”
Onde: Teatro Paiol Cultural
Endereço: Rua Amaral Gurgel, 164, Vila Buarque – São Paulo
Quando: 16 de setembro a 1º de outubro
Horário: sexta e sábado às 21h
Quanto: R$ 70 (inteira) R$ 35 (meia)
Classificação etária: 14 anos
Duração: 75 minutos
Informações: (11) 2364-5671 ou através do site