A Academia Brasileira de Cinema divulgou os filmes e séries finalistas de sua 23ª premiação anual. A principal novidade é que a partir deste ano o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro passa a se chamar Prêmio Grande Otelo, adotando o mesmo nome já dado ao troféu entregue aos vencedores desde sua primeira edição, em 2002. A cerimônia está marcada para 28 de agosto e será sediada pelo terceiro ano consecutivo no auditório da Cidade das Artes, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro.
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‘Mussum, O Filmis‘, primeiro longa dirigido pelo ator Silvio Guindane, e ‘O Sequestro do Voo 375’, de Marcus Baldini, lideram as indicações, cada um concorrendo em 12 categorias, incluindo a de melhor longa de ficção. Embora não dispute a categoria principal, ‘Aumenta que é Rock’n’Roll’, de Tomás Portella, também se destaca, com nove indicações. Entre as séries, ‘Cangaço Novo’ e ‘Fim’ são as mais indicadas, disputando quatro categorias cada.
A partir desta edição, o prêmio de melhor filme estrangeiro deixa de existir. Por outro lado, a Academia passa a reconhecer a melhor atriz e o melhor ator em série de ficção, totalizando 30 categorias na premiação. Assim como em 2023, o prêmio de melhor comédia será decidido por voto popular, com os mais de 300 membros da Academia determinando apenas os cinco finalistas.
Como de costume, Globoplay e Telecine abrigam a maior parte dos indicados. Confira os finalistas em cada uma das 30 categorias do Prêmio Grande Otelo 2024, com a plataforma de streaming onde estão disponíveis logo após a primeira menção de cada título:
Melhor Longa-Metragem Ficção
MUSSUM, O FILMIS, de Silvio Guindane (Telecine)
NOITES ALIENÍGENAS, de Sérgio de Carvalho (Netflix)
NOSSO SONHO: A HISTÓRIA DE CLAUDINHO E BUCHECHA, de Eduardo Albergaria
(Telecine)
O SEQUESTRO DO VOO 375, de Marcus Baldini (Disney+)
PEDÁGIO, de Carolina Markowicz (Globoplay)
Melhor Longa-Metragem Comédia *apenas voto popular
DESAPEGA!, de Hsu Chien (Globoplay e Telecine)
MINHA IRMÃ E EU, de Susana Garcia (Telecine)
OS FAROFEIROS 2, de Roberto Santucci (Telecine)
PÉROLA, de Murilo Benício (indisponível no momento)
SAUDOSA MALOCA, de Pedro Serrano (aluguel digital)
TRÊS TIGRES TRISTES, de Gustavo Vinagre (aluguel digital)
Melhor Longa-Metragem Documentário
ANDANÇA – OS ENCONTROS E AS MEMÓRIAS DE BETH CARVALHO, de Pedro
Bronz (aluguel digital)
BELCHIOR – APENAS UM CORAÇÃO SELVAGEM, de Natália Dias e Camilo
Cavalcanti (Globoplay)
ELIS & TOM, SÓ TINHA DE SER COM VOCÊ, de Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay
(Globoplay)
NADA SERÁ COMO ANTES – A MÚSICA DO CLUBE DA ESQUINA, de Ana Rieper
(aluguel digital)
RETRATOS FANTASMAS, de Kleber Mendonça Filho (Netflix)
Melhor Longa-Metragem Animação
A ILHA DOS ILUS, de Paulo G. C. Miranda (Itaú Cultural Play)
BIZARROS PEIXES DAS FOSSAS ABISSAIS, de Marcelo Fabri Marão (indisponível no
momento)
CHEF JACK, O COZINHEIRO AVENTUREIRO, de Guilherme Fiúza Zenha (Max)
PERLIMPS, de Alê Abreu (Telecine)
UMA NOITE ANTES DO NATAL, de Nelson Botter Jr. (Prime Video)
Melhor Longa-Metragem Infantil
AS AVENTURAS DE POLIANA – O FILME, de Claudio Boeckel (Prime Video)
DOIS É DEMAIS EM ORLANDO, de Rodrigo Van der Put (Telecine)
TURMA DA MÔNICA JOVEM – REFLEXO DO MEDO, de Mauricio Eça (aluguel
digital)
UMA CARTA PARA O PAPAI NOEL, de Gustavo Spolidoro (indisponível no momento)
UMA FADA VEIO ME VISITAR, de Vivianne Jundi (Netflix)
Melhor Direção
ANITA ROCHA DA SILVEIRA por ‘Medusa’ (Telecine)
CAROLINA MARKOWICZ por ‘Pedágio’
KLEBER MENDONÇA FILHO por ‘Retratos Fantasmas’
MARCUS BALDINI por ‘O Sequestro do Voo 375’
TOMÁS PORTELLA por ‘Aumenta que é Rock’n’Roll’ (Globoplay)
Melhor Primeira Direção de Longa-Metragem
ANA PETTA e HELENA PETTA por ‘Quando Falta o Ar’ (indisponível no momento)
LILLAH HALLA por ‘Levante’ (Telecine)
NARA NORMANDE e TIÃO por ‘Sem Coração’ (Netflix)
NATÁLIA DIAS e CAMILO CAVALCANTI por ‘Belchior – Apenas um Coração
Selvagem’
SILVIO GUINDANE por ‘Mussum, o Filmis’
Melhor Atriz
BÁRBARA PAZ por ‘A Porta ao Lado’ (Telecine)
DÉBORA FALABELLA por ‘Bem-Vinda, Violeta’ (Telecine)
DRICA MORAES por ‘Pérola’
MAEVE JINKINGS por ‘Pedágio’
VERA HOLTZ por ‘Tia Virgínia’ (aluguel digital)
Melhor Ator
AILTON GRAÇA por ‘Mussum, o Filmis’
CHICO DIAZ por ‘Noites Alienígenas’
JOHNNY MASSARO por ‘Aumenta que é Rock’n’Roll’
JUAN PAIVA por ‘Nosso Sonho: A História de Claudinho e Buchecha’
PAULO MIKLOS por ‘Saudosa Maloca’
Melhor Atriz Coadjuvante
ALICE CARVALHO por ‘Angela’ (Prime Video)
ALINE MARTA MAIA por ‘Pedágio’
ARLETE SALLES por ‘Tia Virgínia’
CACAU PROTÁSIO por ‘Mussum, o Filmis’
GRACE PASSÔ por ‘Levante’
Melhor Ator Coadjuvante
ANTÔNIO PITANGA por ‘Tia Virgínia’
GABRIEL LEONE por ‘O Rio do Desejo’ (Globoplay)
GEORGE SAUMA por ‘Aumenta que é Rock’n’Roll’
GERO CAMILO por ‘Saudosa Maloca’
JORGE PAZ por ‘O Sequestro do Voo 375’
YURI MARÇAL ‘Mussum, o Filmis’
Melhor Direção de Fotografia
ADRIAN TEIJIDO, ABC, por ‘O Rio do Desejo’
EVGENIA ALEXANDROVA por ‘Sem Coração’
GUSTAVO HADBA, ABC, por ‘Bem-Vinda, Violeta’
KIKA CUNHA, ABC, por ‘Pérola’
NONATO ESTRELA, ABC, por ‘Mussum, o Filmis’
RHEBLING JUNIOR por ‘O Sequestro do Voo 375’
Melhor Roteiro Original
ADIRLEY QUEIRÓS e JOANA PIMENTA por ‘Mato Seco em Chamas’
(Globoplay+Canais)
ANITA ROCHA DA SILVEIRA por ‘Medusa’
CAROLINA MARKOWICZ por ‘Pedágio’
DANIEL BANDEIRA por ‘Propriedade’ (Netflix)
FABIO MEIRA por ‘Tia Virgínia’
Melhor Roteiro Adaptado
ADRIANO FALCÃO, MARCELO SABACK e JÔ ABDU por ‘Pérola’
CAMILO CAVALCANTI, RODOLFO MINARI e SÉRGIO DE CARVALHO por ‘Noites
Alienígenas’
LUSA SILVESTRE e MIKAEL DE ALBUQUERQUE por ‘O Sequestro do Voo 375’
PAULO CURSINO por ‘Mussum, o Filmis’
SERGIO MACHADO, GEORGE WALKER TORRES, MARIA CAMARGO e MILTON
HATOUM por ‘O Rio do Desejo’
Melhor Direção de Arte
ADRIAN COOPER por ‘O Rio do Desejo’
ANA MARA ABREU por ‘Tia Virgínia’
CLÁUDIO AMARAL PEIXOTO por ‘Aumenta que é Rock’n’Roll’
KAREN ARAUJO por ‘Nosso Sonho: A História de Claudinho e Buchecha’
RAFAEL RONCONI por ‘O Sequestro do Voo 375’
Melhor Figurino
ALEX BROLLO por ‘Nosso Sonho: A História de Claudinho e Buchecha’
ANA AVELAR e JOANNA RIBAS por ‘Aumenta que é Rock’n’Roll’
BIA SALGADO por ‘Pérola’
CASSIO BRASIL por ‘Mussum, o Filmis’
LETÍCIA BARBIERI por ‘O Sequestro do Voo 375’
Melhor Maquiagem
IRANDÊ COSTA por ‘Aumenta que é Rock’n’Roll’
MARCOS FREIRE por ‘Tia Virgínia’
MARI PIN e MARTÍN MACÍAS TRUJILLO por ‘Mussum, o Filmis’
SIMONE BATATA por ‘O Sequestro do Voo 375’
ZÉ LUCAS por ‘Noites Alienígenas’
Melhor Efeito Visual
JOSÉ FRANCISCO NETO por ‘Mussum, o Filmis’
MARCELO CUNHA e JOAQUIM MORENO por ‘O Sequestro do Voo 375’
MARCELO SIQUEIRA e ALEXANDRE CRUZ por ‘Turma da Mônica Jovem – Reflexos
do Medo’
MARCELO SIQUEIRA por ‘Aumenta que é Rock’n’Roll’
MARCELO SIQUEIRA por ‘Mamonas Assassinas, O Filme’ (Max)
Melhor Montagem
ANDRÉ SAMPAIO por ‘Noites Alienígenas’
ANDRÉ SIMÕES por ‘Mussum, o Filmis’
EDUARDO ALBERGARIA e WALDIR XAVIER por ‘Nosso Sonho: A História de
Claudinho e Buchecha’
JOÃO WAINER por ‘Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você’
KAREN AKERMAN e VIRGÍNIA FLORES por ‘Tia Virgínia’
LUCAS GONZAGA e GUSTAVO VASCONCELOS por ‘O Sequestro do Voo 375’
Melhor Som
ANDRÉ BELLENTANI, FILIPE DERADO e TOCO CERQUEIRA por ‘Pedágio’
BERNARDO UZEDA, EVANDRO LIMA e GUSTAVO LOUREIRO por ‘Medusa’
EVANDRO LIMA, ACÁCIA LIMA, TOMÁS ALEM, GUSTAVO LOUREIRO e
RODRIGO NORONHA por ‘Mussum, o Filmis’
SÉRGIO SCLIAR, MIRIAM BIDERMAN e RICARDO REIS por ‘O Sequestro do Voo
375’
VALÉRIA FERRO, RENATO CALAÇA, SIMONE PETRILLO e PAULO GAMA por
‘Aumenta que é Rock’n’Roll’
Melhor Trilha
SONORA BERNARDO GEBARA por ‘Noites Alienígenas’
BERNARDO UZEDA e ANITA ROCHA DA SILVEIRA por ‘Medusa’
BETO VILLARES por ‘O Rio do Desejo’
DADO VILLA-LOBOS por ‘Aumenta que é Rock’n’Roll’
PLÍNIO PROFETA por ‘Nosso Sonho: A História de Claudinho e Buchecha’
PLÍNIO PROFETA por ‘O Sequestro do Voo 375′
Melhor Longa-Metragem Ibero-Americano
AL OTRO LADO DE LA NIEBLA (Equador), de Sebastián Cordero (indisponível no
momento)
O OUTRO FILHO (Colômbia), de Juán Sebastián Quebrada (indisponível no momento)
A SOCIEDADE DA NEVE (Espanha), de J.A. Bayona (Netflix)
OS COLONOS (Chile), de Felipe Gálvez (Mubi)
PUAN (Argentina), de María Alché y Benjamín Naishtat (Prime Video)
Melhor Série Brasileira – Ficção
A VIDA PELA FRENTE / direção de Leandra Leal e Bruno Safadi / escrita por Rita
Toledo, Carol Benjamin, Fernanda Frotté e Victor Nascimento (Globoplay)
BETINHO – NO FIO DA NAVALHA / direção de André Felipe Cavalcanti Binder / escrita
por Alex Medeiros, Armando Praça, George Walker, José Júnior, Manaíra Carneiro, Rafaela
Camello e Sérgio Machado (Globoplay)
CANGAÇO NOVO / direção de Fabio Mendonça e Aly Muritiba / escrita por Mariana
Bardan, Eduardo Melo, Fernando Garrido e Erez Milgrom (Prime Video)
DOM / direção de Breno Silveira / escrita por Fábio Mendes, Higia Ikeda, Priscila Gontijo e
Marcelo Vindicatto (Prime Video)
FIM / direção de Andrucha Waddington / escrita por Fernanda Torres (Globoplay)
Melhor Série Brasileira – Documentário
DIRETORES DE ARTE / escrita e dirigida por Flávio Ramos Tambellini (CurtaOn)
LÍNGUAS DA NOSSA LÍNGUA / escrita e dirigida por Estevão Ciavatta (Max)
MASSACRE NA ESCOLA – A TRAGÉDIA DAS MENINAS DE REALENGO / direção
de Bianca Lenti / escrita por Lúcia Tupiassú e Daniela Kopsch (Max)
O CASO ESCOLA BASE / direção de Paulo Henrique Fontenelle / escrita por Paulo H.
Fontenelle e Clarice Taliby (Globoplay+Canais)
VIAJANDO COM OS GIL / direção de Andrucha Waddington / escrita por Hermano
Vianna e Sebastián Gadea (Prime Video)
Melhor Série Brasileira – Animação
ESQUADRÃO DO MAR AZUL / direção de Rubens Belli / escrita por Marcela Catunda
(TV Rá Tim Bum)
O HOTEL SILVESTRE DE ANA FLOR / direção de Andrés Lieban / escrita por Denise
Crispun (Max)
TRONIK / escrita e dirigida por Ale McHaddo (TV Rá Tim Bum)
ZOOPEDIA / direção de Camila Monart / escrita por Erickson Marinho, Bruno Antônio,
Camila Monart e Ulisses Brandão (TV Brasil)
Melhor Atriz em série de ficção
ALESSANDRA NEGRINI por ‘Cidade Invisível’ (Netflix)
ALICE CARVALHO por ‘Cangaço Novo’
BIANCA COMPARATO por ‘João Sem Deus – A Queda de Abadiânia’ (Globoplay)
MARJORIE ESTIANO por ‘Fim’
THAINA DUARTE por ‘Cangaço Novo’
Melhor Ator em série de ficção
ALLAN SOUZA LIMA por ‘Cangaço Novo’
BRUNO MAZZEO por ‘Fim’
FÁBIO ASSUNÇÃO por ‘Fim’
GABRIEL LEONE por ‘Dom’
JULIO ANDRADE por ‘Betinho – No Fio da Navalha’
MARCO NANINI por ‘João Sem Deus – A Queda de Abadiânia’
*Com exceção de ‘Thuë Pihi Kuuwi – Uma Mulher Pensando’, todos os curtas estão
disponíveis gratuitamente no site Porta Curtas
Melhor Curta-Metragem – Ficção
A MENINA E O MAR, de Gabriel Mellin
OS ANIMAIS MAIS FOFOS E ENGRAÇADOS DO MUNDO, de Renato Sircilli
QUINZE QUASE DEZESSEIS, de Thais Fujinaga
SE PRECISAR DE ALGO, de Mariana Cobra
YÃMÎ YAH-PÁ | FIM DA NOITE, de Vladimir Seixas
Melhor Curta-Metragem – Documentário
AS MARIAS, de Dannon Lacerda
CAMA VAZIA, de Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet
EU, NEGRA, de Juh Almeida
MACALÉIA, de Rejane Zilles
*THUË PIHI KUUWI – UMA MULHER PENSANDO, de Aida Harika Yanomami, Edmar
Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami
Melhor Curta-Metragem – Animação
ERA UMA NOITE DE SÃO JOÃO, de Bruna Velden
JUSSARA, de Camila Ribeiro
LAPSO, de Mônica Moura
MULHER VESTIDA DE SOL, de Patrícia Moreira
QUINTAL, de Mariana Netto