No dia seguinte ao nascimento de sua segunda filha, a influenciadora Virgínia Fonseca lançou a marca Maria’s Baby, totalmente voltada ao universo infantil. De acordo com ela e o marido, Zé Felipe, o negócio está em desenvolvimento há cerca de um ano e o lançamento foi estrategicamente agendado para o pós parto de Maria Flor, se caracterizando como um importante case de marketing de oportunidade.
CLAUDIA LEITTE LANÇA YON – SUA NOVA MARCA DE COSMÉTICOS PARA SKINCARE
Apesar das críticas de exposição da recém-nascida e até acusações de plágio da marca KylieBaby, de Kylie Jenner, 24h após o lançamento da marca Virgínia já estava comemorando o sucesso de 25 mil produtos vendidos.
De acordo com a fundadora e CEO da Agência Mapa, Eleonora Zerbini, o principal objetivo do marketing de oportunidade é fazer uma marca ganhar mais força, alcance, visibilidade e engajamento, atrelando um produto ou serviço a um momento relevante e de impacto para seu o público. E foi exatamente o que Virgínia Fonseca fez, já que apenas um dos stories publicados após o nascimento da filha atingiu 13 milhões de visualizações.
“A Virgínia tem como trabalho a sua influência digital. Todos os dias ela compartilha mais de 100 stories com seus seguidores, expondo sua vida em todos os momentos. Ela avisou quando a bolsa estourou e até eu estava ansiosa com o nascimento da Maria Flor. Então, o lançamento da marca foi algo natural e muito inteligente e estratégico da parte dela ao usar essa atenção – já conquistada de forma orgânica – para gerar lucro”, explica Eleonora.
Com planejamento e criatividade, as campanhas de marketing de oportunidade têm o poder de atrair tanto a atenção de clientes e fãs, quanto de pessoas que nunca ouviram falar o nome da marca. E isso acontece porque o produto ou serviço viralizou na internet, começou a pautar a imprensa e, literalmente, está na boca do povo. Afinal, quem nunca ouviu alguém falando: “por que essa Virgínia é tão famosa?”.
Além disso, outra característica do marketing de oportunidade é o custo benefício, já que o engajamento orgânico é uma alternativa viável para as marcas que estão com orçamentos de marketing limitados, mas têm muita criatividade.