NOVEMBRO AZUL: CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO TAMBÉM PRECISA DAS MULHERES E DO FEMINISMO

O PRECONCEITO MACHISTA POR TRÁS DO EXAME DO TOQUE COLOCA EM RISCO A PRÓPRIA SAÚDE FRÁGIL DO HOMEM
}

05.11.2021

Reprodução

Não é novidade que o machismo não interfere exclusivamente na vida das mulheres, mas ainda assim nem todos sabem que o machismo prejudica até a saúde do homem. No mês de Novembro, temos a importante campanha chamada “Novembro Azul”, que tem por objetivo alertar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o segundo tipo mais frequente entre os homens.

CAMPANHA NOVEMBRO AZUL GANHA ENSAIO INUSITADO COM ARIENNES KAWAHIRA

Infelizmente é muito comum homens adultos dizerem que o exame de toque, método eficaz de descobrir o câncer de próstata, não é “coisa de homem”. É tão comum que, segundo uma pesquisa do Datafolha encomendada pela Sociedade Brasileira de Urologia, o Instituto Oncoguia e a Bayer, 21% dos homens adultos entrevistados têm essa ideia equivocada.

Nesta campanha, mulheres costumam ter um papel mais importante do que pode parecer em um primeiro momento – já que se trata de um mês dedicado à saúde masculina: muitas vezes são elas as responsáveis por convencer seus parceiros, pais, filhos e amigos a realizarem o exame e cuidarem da saúde em geral. E isso acontece não apenas devido ao preconceito por trás do exame de toque, mas sim devido à ideia que ainda se faz presente na cabeça de muitos homens, que cuidar de si e da própria saúde é coisa de mulher. Ideias que têm origem no mesmo imaginário que afirma que os homens devem ser fortes, não podem chorar ou demonstrar nenhuma fraqueza ou sensibilidade.

São as parceiras, filhas, mães ou amigas que contribuem com a quebra desses preconceitos e dessas ideias completamente equivocadas. Quantas vezes você viu alguma mulher marcando alguma consulta ou exame para um homem? Quantas vezes você, mulher, fez isso para um homem próximo a você? É claro que existe uma sobrecarga nas costas dessas mesmas mulheres e buscamos justamente a não romantização desses atos.

BEM, NA MEDIDA DO POSSÍVEL!

A ideia por aqui é mostrar o quanto os ideais de uma sociedade tão machista quanto a nossa, pode comprometer a vida de todos nós. 48% dos homens entrevistados nesta mesma pesquisa do Datafolha, afirmam que o machismo é o que mais dificulta a realização do exame, enquanto 12% assumem que a vergonha e o constrangimento são aspectos que os impedem de realizar o exame.

Números altos que refletem o quanto insistir em reforçar determinados estereótipos ou preconceitos, é prejudicial inclusive à saúde dos homens.

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.