Recentemente retomei minhas sessões de depilação a laser e é incrível a sensação da pele lisinha e renovada. Conversando com amigos, percebi que todos têm optado pela depilação a laser, mas que mesmo com o serviço já existindo há tantos anos, muitas dúvidas a respeito do procedimento ainda pairam no ar.
Motivado por essa sensação de dúvida, decidi pesquisar a respeito e trazer para vocês a minha visão, em cima dos fatos, em relação ao tratamento. A depilação a laser ou definitiva é uma das técnicas para realizar a eliminação de pelos. É um tratamento, pois são necessárias várias sessões para a eliminação definitiva. Diferente dos procedimentos de depilação realizados com lâminas, cera, pinça ou linha.
Para que o tratamento tenha bons resultados, o paciente precisa adotar alguns cuidados antes de iniciar cada procedimento, como não utilizar por duas semanas o uso de qualquer método de depilação que remova o pelo pela raiz (como a depilação com cera e aparelhos depilatórios, por exemplo). Algumas tecnologias também requerem que o paciente não esteja bronzeado e não tome sol entre 15 a 30 dias antes do processo.
MAQUIAGEM TAMBÉM É ASSUNTO PARA HOMENS
Uma informação que sempre ouvi é que pessoas de pele morena ou negra não podem utilizar a depilação a laser. Trata-se de um mito. Durante o procedimento, o laser é atraído pela melanina, como as pessoas de pele morena e negra têm maior concentração do pigmento, existe o risco de manchar a pele. Porém, já existem equipamentos que permitem a depilação a laser em peles morenas e negras. O mais importante é procurar uma clínica com os equipamentos e profissionais especializados para garantir a eficácia e segurança do procedimento.
É importante dizer que áreas tatuadas não podem ser depiladas. O laser utilizado na depilação é guiado pelo pigmento presente no pelo. Se aplicada em regiões com tatuagem, a técnica pode identificar as cores do desenho, provocando queimaduras no local. O laser pode inclusive alterar a pigmentação da tatuagem, comprometendo o desenho.
É indicado raspar os pelos alguns dias antes da sessão para que fique rente a pele. No pós, apenas hidratantes se a pele ficar muito inflamada. Todos podem fazer depilação a laser – Homens, mulheres, brancos negros e se for em dias frios ou no inverno, melhor ainda, mas existem algumas contra indicações: “A depilação a laser é contra indicada para pacientes com câncer ou suspeita da doença, grávidas, áreas acidentadas e/ou com feridas” , explica Joaquim Brígido, da clínica Deppil Men.