Todo brasileiro adora um arraial. Em minha opinião trata-se da maior e melhor festa do ano. Seja pela comida, brincadeiras ou barracas da sorte, as festas acontecem todos os anos, em 2020/21 de forma domiciliar, mas sempre em junho, para homenagear os três santos da Igreja Católica: Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho).
Claro que para cada região do nosso país, ela tem diferentes características, que ressaltam as tradições de cada lugar. No Estado de São Paulo, as celebrações lembram à tradição do povo do interior do Estado. Já no Nordeste, destacam-se as festas de São João de Campina Grande, na Paraíba, que chega a levar dois milhões de pessoas em apenas trinta dias de festa, com o forró como principal atração musical, e Caruaru, no Pernambuco, que comemora com as bandas de pífano, os bonecos de mamulengo e a literatura de cordel, que tanto amo. Bom mesmo são as “quadrilhas” – uma festa junina sem elas, não é festa junina!
Ela tem sua origem nas danças realizadas nas festas da corte portuguesa no Brasil. A cena do casamento foi perdendo força ao longo dos anos, mas, se retomarmos a história da festa junina, a quadrilha só era feita após a encenação de um teatro, como forma de comemorar a união dos noivos. Sim, muito lá atrás, o casamento era real!
Agora, você não pode jamais ir a uma festa junina, sem estar vestindo no mínimo uma camisa xadrez, no caso dos meninos e trancinhas no caso das meninas, e claro, a boa e característica maquiagem. Seja bigode ou blush com sardas.
Aliás, não existe um registro histórico explicando a razão da maquiagem tão pesada e caricaturada, mas dentro de tudo o que já li e vi, seria uma forma exagerada e engraçada de representar aquele momento que, como dito acima, era logo após a apresentação do teatro. Então, eu deduzo, que eles mantinham aquela maquiagem que se tornou tão presente e sinônimo da festa.
MENINAS
Eu sei que estas festas reúnem pessoas de todos os estilos e gostos, das básicas as modernas. Seja qual for seu estilo, mas que gosta de ser diferente, saindo do tradicional, minha sugestão é fugir do óbvio e fazer aquela maquiagem com um toque diferente, com um detalhe que será o destaque da maquiagem.
MAQUIAGEM PARA PELE NEGRA – APRENDA O PASSO A PASSO
A maioria das referências, o delineado preto é quase sempre utilizado, junto com sombras coloridas e cintilantes. Você pode criar um contraste entre estes elementos, usando uma sombra rosa e um delineador, ao invés de preto, na cor verde. O bom e velho estilo ‘color block’.
Já na boca, a cor vermelha é considerada uma “regra” para dar um toque sensual à maquiagem. Para aquelas que querem ir além e flertar com o estilo passarela, pode abusar do blush e fazer uma junção ou transição do mesmo para a sombra. E para finalizar as boas e velhas sardas sejam nas bochechas ou levemente acima do nariz.
MAQUIAGEM TAMBÉM É ASSUNTO PARA HOMENS
MENINOS
A caracterização junina para os meninos tem menos cor, mas nem por isso deixa de ser divertida. Na maioria das vezes, o homem prefere brincar com a roupa do que com a maquiagem, mas se você quer se divertir, abuse das costeletas, bigodes e cavanhaques. Sobrancelhas unidas também são um elemento bastante usado e que trazem um formato diferente ao rosto.