Escrito por Renata Melo e direção de Lena Roque, o espetáculo “Bonita Lampião” fica em cartaz até 29 de março no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. O espetáculo que funde teatro, dança e vídeo, apresenta momentos da trajetória de luta e resistência do casal de cangaceiros Maria Bonita e Lampião, mostrando o universo violento do “banditismo social” chamado Cangaço, em paralelo às perversas violências cotidianas a que é submetida a população brasileira atual.
MILITÂNCIA – DESVALIDAR ESTAS LUTAS POR CAUSA DO CARÁTER DOS LUTADORES É NÃO OLHAR NO ESPELHO
O casal é interpretado por Aysha Nascimento e Francisco Gaspar que através de sua particularidade alteraram o enunciado original, subvertendo a lógica textual para contar a história. Maria de Déa, o nome verdadeiro da cangaceira, representa todas as mulheres exploradas pelo sistema, como as negras, indígenas, periféricas, quilombolas, sem teto e as trabalhadoras rurais e urbanas. Já Lampião é o homem que contribui com este estado de degradação das coisas, que se humaniza e se desumaniza na dor de existir e sobreviver.
O Teatro Sérgio Cardoso adota uma série de medidas para garantir a sua segurança. O uso de máscara é obrigatório para todos os espectadores, que também terão sua temperatura aferida logo na entrada da casa. Além disso, álcool em gel está disponível em vários cantos do edifício. As sessões do espetáculo terão apenas 40% da capacidade. Respeite os assentos indicados no seu ticket, a separação pré-estabelecida de lugares e a distância entre as pessoas.
O PODER DAS MULHERES SEM MAQUIAGEM
A coreografia é assinada por Djalma Moura, direção de corpo e voz por Jorge Balbyns, direção musical Dani Nega, cenografia por Paula De Paoli e figurinos por Claydson Catarina.
SERVIÇO
Espetáculo “Bonita Lampião”
Onde: Teatro Sergio Cardoso
Endereço: Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista – São Paulo
Quando: 26 de fevereiro até 29 de março
Horário: segunda, sexta, sábado e domingo às 19h
Quanto: R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia)
Informações: (11) 3288-0136