ZABELÊ GRAVA NOVA VERSÃO DE “PRETA PRETINHA”, CLÁSSICO DOS NOVOS BAIANOS, AO LADO DE CARLINHOS BROWN

“ESTAR ATENTO A TUDO QUE REMEMORA OS NOVOS BAIANOS É UMA FORMA DE ME RENOVAR”, DIZ BROWN
}

11.10.2021

Divulgação

A cantora Zabelê traz uma novíssima roupagem para “Preta Pretinha” – clássico da discografia do grupo Novos Baianos, que ganhou um videoclipe postado na página oficial do Youtube da cantora com a colaboração de Carlinhos Brown. Presente no álbum “Acabou Chorare” (1972) – considerado pela revista Rolling Stone como o maior disco brasileiro de todos os tempos, a música de Moraes Moreira e Luiz Galvão é o maior sucesso comercial do conjunto.

MANTENDO AS RAÍZES, NATIRUTS LANÇA O ÁLBUM “GOOD VIBRATION – VOL 1” E TRAZ DÉBORA NASCIMENTO NO CLIPE “ELA”

Escolher essa canção como a primeira de trabalho do seu terceiro álbum solo, ainda sem nome divulgado, foi a forma como Zabelê quis homenagear o grupo tropicalista, no qual seus pais foram integrantes, os renomados músicos Baby do Brasil e Pepeu Gomes. “Pra mim está sendo uma grande honra e realização gravar ‘Preta Pretinha’, além de ser uma grande responsabilidade. Mas, mais do que tudo, ela mexe com meu coração, sentimento e memória. Eu resolvi fazer uma nova versão ao meu estilo, com um jeito mais moderno e atual. É uma música que nunca vai sair de moda, obviamente, mas eu a fiz com outro arranjo“, relata a cantora.

Com intenção de aproximar a obra para a sua personalidade – trazendo de volta elementos pop do SNZ, girl band que a lançou para o mercado em 1997, junto com suas irmãs Sarah Sheeva e Nãna Shara, a cantora convidou o cantor, compositor e multi-instrumentista Carlinhos Brown para o dueto. “Eu sabia que ele teria o mesmo sentimento e amor que eu tive em cantar. Nós não conseguimos nos encontrar em estúdio por causa da Covid e tudo mais, mas nos encontramos para gravar o videoclipe. Foi um trabalho em conjunto entre eu, ele e o produtor Wagner Fulco. A gente conseguiu criar uma sinergia musical muito boa“, comemora Zabelê.

Após o convite de participar da canção, Brown afirma ter buscado modos de também ressignificar a obra, oferecendo novos caminhos. “Muito bom fazer parte de tudo isso. Estar atento a tudo que traz e rememora os Novos Baianos é uma forma de me renovar. Agora essa renovação vem através de Zabelê, que para comemorar todo esse movimento da nossa história musical e seu berço ancestral com Pepeu e Baby, gravou ‘Preta Pretinha’ e me chamou pra cantar junto. Um convite inegável e que muito me honra“, declara o músico.

Para reforçar a equipe de criação musical da canção, Zabelê escolheu o produtor e diretor artístico Wagner Fulco, que já produziu diversos nomes internacionais, radicado há mais de 20 anos nos Estados Unidos, Fulco também é o produtor do novo álbum da cantora e adorou a ideia de trazer um som mais pop para o projeto.

Pessoalmente, eu realmente gostava do lado eletrônico e dançante da época em que ela cantava no grupo SNZ. Por isso, eu sugeri que ela fizesse uma homenagem aos pais dela, mas com outra roupagem. Nós ficamos surpresos com a disponibilidade do Carlinhos para participar da música. O rap inédito que ele trouxe para a canção ficou maravilhoso“, afirma o produtor.

O processo de gravação do videoclipe contou com a direção remota de Felipe Bretas, que estava em Londres durante as filmagens, mas afirma que o desafio foi superado com sucesso. “Quando recebi o convite da Zabelê, aceitei com o maior prazer, pois ‘Preta Pretinha’ sempre fez parte da minha vida. Embora um pouco atípica, a criação do projeto contou com a ajuda da tecnologia para nos comunicarmos e deu muito certo. A estética resultou em um material audiovisual retrô, elegante, charmoso, minimalista, mas com riqueza de detalhes. A parte do rap do Carlinhos trouxe inspiração para uma edição bastante contemporânea“, relata o diretor.

Em sua versão original, “Preta Pretinha” é cantada pelo músico Moraes Moreira, que faleceu no ano passado. Para encerrar os créditos finais do videoclipe, a memória do cantor é celebrada com uma mensagem especial e caricatura feita especialmente para o projeto audiovisual. “As pessoas descobriram muitas coisas através do som dos Novos Baianos, com influência do rock e da guitarra baiana, trazendo também a veia pop. Eles tinham um misto disso tudo, da brasilidade com o MPB, a bossa nova através do João Gilberto, junto com o rock vindo dos arranjos do meu pai. Ou seja, era a guitarra do meu pai com o violão do Moraes. Uma verdadeira salada musical brasileira“, avalia Zabelê.

A responsabilidade de repensar um dos maiores clássicos da MPB representa para Zabelêuma oportunidade de levar a mensagem de que nós precisamos lembrar sempre da nossa história, das nossas raízes, da nossa formação. Estar sempre lembrando, isso é muito importante para nosso Brasil na formação de novas gerações. Para que certos movimentos não morram e para que nós possamos evoluir por meio deles, através do som, das músicas, dos ritmos“.

Previsto para ser lançado ainda este ano, o novo álbum de Zabelê sucede o disco homônimo “Zabelê” (2015). “Eu falo com muito amor e gratidão a minha história musical, tudo que pude e tive privilégio de receber dos meus pais, fico realmente muito feliz em poder estar sendo essa pessoa, e espero cumprir com excelência e levar ao público todas essas canções que são marcantes na minha vida. E quero que quem não conheça, agora possa conhecer“, conclui. Aperte o play:

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.