“Batem à Porta”, novo filme do aclamado diretor M. Night Shyamalan, estreou nos cinemas brasileiros e é baseado no best seller “O Chalé no Fim do Mundo”, de Paul Tremblay. Para deixar os fãs ainda mais empolgados, a Universal Pictures compartilha algumas curiosidades do longa, com informações sobre os bastidores e aspas do diretor.
BRENDAN FRASER MOSTRA TODA FORÇA E VULNERABILIDADE DE SEU PERSONAGEM NO ACLAMADO FILME “A BALEIA”
A produção de “Batem à Porta” começou como um roteiro, de 2019, de Steve Desmond & Michael Sherman, que conquistou uma posição de destaque na prestigiada blacklist anual da indústria cinematográfica, que destaca os melhores roteiros não produzidos a cada ano. Originalmente, a Blinding Edge Pictures, de Shyamalan, considerou apenas produzir o filme, mas a ideia era tão convincente que Shyamalan ficou inspirado para contar sua versão da história. “Um dia, em uma reunião, Night disse: ‘Bem, e se eu reescrever o roteiro e dirigi-lo?’Ele tinha uma conexão real com o material e uma perspectiva de tratamento mais contida, mas também profunda, do meu ponto de vista”, conta o produtor Ashwin Rajan, presidente da produtora da Blinding Edge.
O filme tem como protagonistas um casal gay, Andrew (Jonathan Groff) e Eric (Ben Aldridge), e sua filha adotiva Wen (Kristen Cui). Eles estão de férias em um chalé afastado, no meio da floresta, quando a casa é cercada por quatro estranhos armados: Leonard (Dave Bautista), Sabrina (Nikki Amuka-Bird), Adrianne (Abby Quinn) e Redmond (Rupert Grint). “É um thriller com uma pergunta convincente no centro dele: ‘O que você faria se tivesse que salvar sua família ou salvar a humanidade, e pudesse escolher apenas uma?'”, comenta o produtor Rajan.
Shyamalan diz que “Batem à Porta” “é uma história bíblica moderna. A ideia de contar histórias bíblicas em larga escala, mas nos tempos modernos e em ambientes modernos, tem ressoado em mim nos últimos tempos. O filme é um reflexo do meu sentimento atual de que tudo o que está acontecendo no mundo não parece bom, não faz com que eu me sinta bem, mas eu sinto que estamos lutando juntos na direção certa. É claro que não acertamos o tempo todo, mas, em geral, como humanidade, estamos nos movendo na direção certa e merecemos uma chance de continuar por aqui. Esse é o meu sentimento. Uma única história de amor é evidência suficiente de que a humanidade deve continuar seu caminho no planeta, e ‘Batem à Porta’ é esta incrível oportunidade de vivermos esta gigantesca história bíblica global através da experiência de uma família”.
A ideia de família é central em grande parte da filmografia de Shyamalan. “Se há uma constância e consistência nos filmes de Night é que eles são concebidos em torno de uma família e da jornada emocional que personagens e público vivem em cada um de seus filmes”, diz o produtor Marc Bienstock, parceiro de cinco filmes de Shyamalan.
Este filme representou um dos mais árduos desafios do cineasta: ser ambientado quase inteiramente no interior de um set, numa única locação. “Tenho uma queda por histórias de confinamento e, também, por contar histórias grandiosas através de uma pequena janela. Essa constrição, esse equilíbrio, a justaposição do tamanho da história e da maneira como estamos contando, é muito estimulante para mim”, diz Shyamalan. Assista ao trailer: