UM OLHAR SOBRE A COMPETIÇÃO ESTUDANTIL DA 10ª MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA

DEZ PROJETOS DE FACULDADES E ESCOLAS TÉCNICAS DO PAÍS CONCORREM AO PRÊMIO CURTA ECOFALANTE
}

24.08.2021

Divulgação

Das 101 produções presentes na programação da 10ª Mostra Ecofalante de Cinema, que teve início em 11 de agosto e se estende até 14 de setembro, dez foram inscritas por alunos de cursos superior, técnico ou livre relacionados ao audiovisual e selecionadas pela curadoria do evento para disputar o Concurso Curta Ecofalante, que premia o projeto vencedor com R$ 4 mil.

ONLINE E GRATUITA, NECESSÁRIA MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA CHEGA À SUA 10ª EDIÇÃO

Desde a edição passada da Mostra, as produções do concurso devem contemplar ao menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, visando o ano de 2030 (veja o quadro abaixo).

Este ano, o júri do concurso é composto pelas cineastas Camila de Moraes e Julia Katharine, além da crítica, curadora e professora universitária Lúcia Monteiro. O público também pode escolher seu curta estudantil preferido, atribuindo nota – de uma a cinco estrelas – através de link disponibilizado após o término da reprodução. Assim como em 2020, a edição deste ano acontece de maneira inteiramente remota, com os filmes e debates podendo ser acessados através do site oficial da Mostra Ecofalante.

Dentre os dez concorrentes, alguns se destacam. ‘Beatmakers’ (ETec Jornalista Roberto Marinho), ‘Efeito Zuvuya’ (Fapcom), ‘Letícia, Monte Bonito, 04’ (UFPel) e ‘Remanescente’ (Senac-SP) chamam a atenção por agregar domínio técnico e bom uso da linguagem audiovisual em favor de suas narrativas, impulsionando as temáticas retratadas.

Com 22 minutos de duração, ‘Beatmakers’, de Luciana Santos e Sabrina Emanuelly, é um documentário que apresenta os desafios de mulheres que se dedicam a criar ritmos musicais através de trechos de outras músicas, num ambiente ainda envolto em machismo e preconceito, mas que aos poucos vem mudando.

Em 13 minutos, ‘Efeito Zuvuya’, de Gabriel Guizani, aposta na experimentação poética para remontar os processos históricos pelo qual o continente americano passa desde sua violenta  colonização, vislumbrando as terríveis consequências das práticas sociais, políticas e  econômicas adotadas.

Única ficcionalização tradicional entre os concorrentes, ‘Letícia, Monte Bonito, 04’, de Julia Regis, traz em seus 19 minutos o início de uma amizade especial entre Laís e Letícia, ocorrida numa ensolarada e preguiçosa tarde no interior gaúcho, durante os anos 2000.

‘Remanescente’, de João Victor Avila, relembra, em 25 minutos, a antiga cidade de Guapé (MG), submersa desde os anos 1960 para a construção da barragem de Furnas, alternando belas imagens aéreas da região com depoimentos de moradores da atual Guapé que viviam na área hoje ocupada pelas águas.

A lista dos concorrentes é completada por: ‘Àprova’, de Natasha Rodrigues (Unicamp); ‘Casa dos Amigos’, de Lena Bertanin e Pedro Oliveira (UFSC); ‘Não Toque, É Drag!’, de Gabriel Cabral (UniAESO), ‘Quarentena Pra Quem?’, de Laís Maciel e Isabella Vilela (Senac-SP); ‘Ver a China’, de Amanda Carvalho (USP) e ‘Vila dos Pescadores’, de Cintia Neli da Silva Inacio e Geovanne Rafael V. da Silva (Instituto Querô).

Esses curtas ficarão disponíveis durante todo o período da Mostra Ecofalante, e não apenas em dias específicos, como acontece com os outros filmes programados, e a lista pode ser acessada aqui.

10ª Mostra Ecofalante de Cinema – 11 de agosto a 14 de setembro de 2021 – online e gratuita

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.