“UM CÉU DE ASSOMBRO” RETRATA UM MUNDO DEVASTADO TENTANDO LIDAR COM O LUTO, EM CURTA TEMPORADA NO TEATRO CACILDA BECKER

COM DANIELA FLOR E DANIEL COSTA, A PEÇA TEM DIREÇÃO DE KLEBER MONTANHEIRO E TEXTO DE DANIEL VEIGA
}

10.09.2024

Denny Naka

Idealizado e escrito logo depois da pandemia de Covid-19, o distópico “Um Céu de Assombro revela um diálogo entre duas pessoas em uma terra devastada, tentando lidar com a incerteza do futuro e o luto por aqueles que se foram. O espetáculo, com texto de Daniel Veiga, direção de Kleber Montanheiro e elenco formado por Daniela Flor e Daniel Costa, tem sua temporada de estreia no Teatro Cacilda Becker no dia 12 de setembro.

NATHALIA TIMBERG E GRANDE ELENCO ABORDAM AS COMPLEXAS RELAÇÕES HUMANAS NO ESPETÁCULO “A MULHER DA VAN”

A atriz e idealizadora da montagem Daniela Flor conta que a ideia de criar o espetáculo surgiu para expressar a necessidade de estar em cena após mais de dois anos de estagnação durante a pandemia de Covid-19. “A peça veio de tudo o que estava acontecendo no mundo e principalmente no Brasil, de um presidente que estava sem nenhum olhar para isso, tirando sarro das pessoas que morreram, amigos próximos, familiares. E, como atriz, como artista, me veio a necessidade de transformar todos aqueles sentimentos em arte, que é a nossa função, transformar o mundo que a gente vive em arte, para conseguirmos deglutir, digerir, devolver como arte”, revela.

Durante a busca por uma dramaturgia que desse conta de todas essas inquietações, os artistas procuraram o autor Daniel Veiga, que havia escrito o texto curto “Coincidente”. A obra retratava um casal em situação de escombros e foi usada como disparadora para a criação de “Um Céu de Assombro”. “O projeto almeja relatar nosso tempo, reconstruir ruínas e unir escombros, buscando reencontrar a identidade em meio ao caos psicológico, emocional, profissional, fraterno, monetário, social e institucional”, acrescenta Daniela Flor.

A trama se passa em um futuro devastado, no qual dois estranhos, potencialmente inimigos, se comunicam pelo rádio. De um dos lados da linha, está um homem intelectual que passa os dias diante de um aparelho de comunicação tentando contato com a esposa que partiu. Do outro, está uma mulher soldado que busca ajuda após ter desertado e ter sido ferida pelo próprio capitão. Cada um está em meio aos destroços do que um dia foram prédios.

TINA, PERSONAGEM CRIADA POR MAURICIO DE SOUSA, MOSTRA SUA LUTA POR RESPEITO EM PEÇA TEATRAL LIVE-ACTION

A ação avança tensa, dramática, lacunar e um jogo se instaura entre os dois em que não sabemos bem quem é quem, quem está falando a verdade e se alguma relação entre eles se estreitará. Entre escombros e ruínas, a trama avança entrecortada por ruídos, silêncios, estações cheias de diálogos fragmentados e corpos arruinados, trazendo o vislumbre incerto do que pode vir a ser da humanidade. Eles especulam o que virá para nós e o que será de nós, que dita o tom de isolamento e de desolação.

“Acho que ‘Um Céu de Assombro’ é uma forma também de juntarmos essas angústias, de fazer um grande memorial disso tudo, das pessoas que perderam entes queridos, dessa forma. É um pouco fazer esse choro coletivo, esse entendimento coletivo de tudo isso, que ninguém estava sozinho”, antecipa Daniela Flor. Para contar essa história, a encenação e a dramaturgia se apoiam em um grande relógio em cena, inspirado no projeto Doomsday Clock, criado em 1947 pelo grupo Atomic Scientists para alertar a população mundial sobre o quão rápido a humanidade se aproxima do fim do mundo, representado pela meia-noite. A cada catástrofe ambiental, pandemia, guerra ou ameaça nuclear, os ponteiros avançam alguns segundos (atualmente estamos há 90 segundos do fim). No entanto, decisões políticas e eventos positivos fazem o tempo retroceder.

“O nosso relógio também tem essa marca do fim do mundo à meia-noite e ele anda um pouco pra trás e um pouco pra frente durante o espetáculo. Então, ele vai mostrando, contando um pouco a história dessas personagens que estão à iminência de algo aterrorizante, né? A encenação traz esse distanciamento, esse futuro distópico como um distanciamento para poder criar uma reflexão mesmo”, explica o diretor e cenógrafo Kleber Montanheiro.

A cenografia, conta o encenador, ainda se apoia em elementos e fragmentos, como a areia disposta no piso, para criar uma ideia de escombros, de lugar desértico. “A ideia é trabalhar com esses signos da destruição. Mesmo num escombro, mesmo na destruição, construímos uma beleza estética visual que aproxima a plateia e, ao mesmo tempo, cria um distanciamento acerca do que a estamos falando, de quem somos nós, do que estamos fazendo aqui e por que estamos caminhando para este fim”, complementa.

SERVIÇO

Espetáculo “Um Céu de Assombro”

Onde: Teatro Cacilda Becker

Endereço: Rua Tito, 295, Lapa – São Paulo

Quando: 12 a 29 de setembro

Horário: quinta a sábado às 21h – domingo às 19h

Quanto: entrada gratuita – ingressos (aqui)

Classificação etária: 12 anos

Duração: 80 minutos

Informações: (11) 3864-4513

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.