O EP “Raiz”, da cantora Helena Serena, tem como base as influências da MPB e busca trazer o sentimento de pertencimento aos ouvintes. A produção é composta pelas composições “Areia Movediça” (assista abaixo), “Passarinho” e “Quando Você Vem?”, além disso, contará com duas faixas bônus, a serem lançadas exclusivamente em seu canal do Youtube.
COLETIVO CANDIERO ENTOA REFERÊNCIAS NORDESTINAS, MPB E TEMÁTICA CRISTÃ NO ÁLBUM “COLCHA DE RETALHOS”
Marcada pela inovação e pela luta social, a música popular brasileira nasceu durante o período da ditadura militar, assimilando traços de diferentes ritmos nacionais, como o samba e a bossa nova, e de países africanos e europeus. A MPB, ao longo dos anos, continuou absorvendo características de outros estilos.
Caracterizada pela mistura ainda mais rica e moderna de ritmos, a nova MPB é constituída por letras mais intimistas e pessoais, ainda acompanhadas de instrumentos como violão, mas incorporando aspectos que vão desde a música eletrônica, o piseiro e o funk. Essa nova leva de artistas conta com vozes como Anavitória, Liniker e Duda Beat.
Com Helena não poderia ser diferente, a cantora traz para seu novo trabalho, que conta com o cantor e compositor amazonense Daniel Camiranga, uma junção autêntica do MPB com o jazz. “Raiz tem forte influência da minha trajetória e inspirações pessoais como artista e retrata a complexa intimidade humana. Buscando apresentar uma nova perspectiva para o cenário musical brasileiro por meio da mistura entre o tradicional e o moderno”, comenta a cantora.
Tendo como marco inicial a performance de Elis Regina em 1965, com a música “Arrastão”, o movimento foi marcado por fortes personalidades femininas, como Gal Costa, Alcione, Fafá de Belém, Cássia Eller e Ana Carolina. A ex-The Voice conhece o peso da participação de mulheres na música e explora a complexidade feminina em suas canções. Ainda em 2024, a cantora de Ilhabela, conquistou a oportunidade de dividir o palco com Céu, Cynthia Luz e outras cantoras em um line up 100% feminino promovido pelo Arô Festival, na cidade de Ribeirão Preto. Aliada ao lançamento de “Raiz”, a apresentação configura mais uma etapa para consolidar Helena Serena como um dos nomes mais promissores do novo momento da MPB. Ouça o EP na íntegra: