Todos os anos, milhares de migrantes e refugiados tentam chegar à Europa, em jornadas repletas de perigos. Alguns buscam escapar da miséria, ou dos efeitos de desastres naturais; outros fogem da guerra, da violência e de perseguições.
No Brasil, até fevereiro de 2017, o número de concessões a refugiados já beirava os 9 mil, vindos de mais de 70 países diferentes, segundo dados do Ministério da Justiça. Mas, se essa questão parece problema de gente grande, em Onde vou morar? A vida de uma criança refugiada – de Rosemary McCarney – a autora “traduz” para a linguagem infantil as agruras de se deixar o lar, a família, os amigos e a vida que se tinha rumo a um caminho desconhecido, cheio de inseguranças.Tudo isso por meio de fotos impactantes que foram cedidas pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
Em 24 páginas, a obra traz imagens de crianças do Líbano, Ruanda, Iraque, Níger, Hungria, Jordânia e Grécia, muitas sozinhas, sem a proteção dos pais ou de um responsável, buscando sobreviver em outras nações. E mostra que, mesmo com um futuro incerto, elas são capazes de se adaptar ao novo e encarar o futuro com otimismo. Onde vou morar? convida os pequenos leitores, que são privilegiados por terem um país para chamar de seu, uma casa, uma cama e uma escola para frequentar, à reflexão e à conscientização sobre a importância de se ajudar a quem necessita e o quanto a empatia e a caridade fazem a diferença.
No final do livro, a Editora Melhoramentos cita uma lista de entidades brasileiras, governamentais ou organizações não governamentais (ONGs), ligadas à questão dos refugiados, para os que desejarem se aprofundar no assunto.
Fica Técnica
Tradutora: Sandra Pina
Formato: 27,5 x 20,5 cm
Páginas: 24
Preço: R$ 39