Com o anúncio dos indicados ao Oscar 2021, semanas atrás, para muitos, começa a corrida para conferir o máximo possível dos concorrentes. Das 23 categorias da premiação, no entanto, as três dedicadas aos curtas-metragens costumam dificultar essa missão. De forma geral, pouco se fala na mídia a respeito desse importante formato, responsável por introduzir e aperfeiçoar tantos profissionais no ofício cinematográfico.
ONDE ASSISTIR AOS DOCUMENTÁRIOS EM CURTA-METRAGEM INDICADOS AO OSCAR 2021
Por isso, desde a semana passada, com os documentários em curta-metragem (link acima), o Portal Pepper traz ao leitor a oportunidade de conhecer cada uma dessas 15 preciosidades, e quais já estão disponíveis oficialmente no Brasil. Nesta semana, trazemos os cinco indicados a melhor animação em curta-metragem, oriundos de um total de 96 títulos qualificados, que antes foram reduzidos a dez pré-finalistas, divulgados em fevereiro. Em ordem de preferência deste que vos escreve, eis os cinco candidatos:
‘SE ALGO ACONTECER… TE AMO’ (EUA, 12 min.)
Onde: Netflix
Aposta do Portal Pepper desde antes da divulgação das 96 produções qualificadas para a categoria, quando sequer havia recebido todas as honrarias que o tornam o mais premiado dos indicados, ‘Se Algo Acontecer… Te Amo’ foi escrito e dirigido por Michael Govier e Will McCormack. Tendo como fato catalisador uma realidade infelizmente ainda corriqueira nos EUA, o curta nos encanta e emociona ao tratar o luto de forma sensível e poética, calcado num inspirado uso simbólico de cores e formas. Uma pequena obra-prima!
‘TOCA’ (EUA, 6 min.)
Onde: Disney+
Inicialmente planejado para abrir as sessões de ‘Soul’ nos cinemas, assim como o longa, a estreia de ‘Toca’ também foi deslocada para a plataforma de streaming da Disney. Com roteiro e direção de Madeline Sharafian, esta singela produção da Pixar remonta às obras clássicas do estúdio-mãe, nos trazendo uma fábula encenada por diversos animais que costumam se abrigar debaixo do solo. Com graciosidade e bom-humor característicos, esses cativantes seres nos mostram a importância de uma convivência harmoniosa e solidária, onde moradia digna para todos é questão primordial para a comunidade. Já há quem acuse a Disney de comunismo (risos, risos).
‘GENIUS LOCI’ (França, 16 min.)
Onde: YouTube
O mais conceitual dos indicados tem direção de Adrien Merigeau, com roteiro dele em parceria com Nicolas Pleskof, e se revela uma notável experiência sensorial. Com influências do movimento cubista, os estímulos visuais e sonoros nos são apresentados através de uma crise de existência vivida pela protagonista, Reine.
‘YES-PEOPLE’ (Islândia, 8 min.)
Onde: Youtube
Escrito e dirigido por Gísli Darri Halldórsson, ‘Yes-People’ é outro candidato que aborda o cotidiano de uma pequena comunidade. Com humor sutil e sem diálogos, nos mostra um dia na vida de moradores de um pequeno prédio, cada um com suas alegrias e frustrações.
‘OPERA’ (Coreia do Sul/EUA, 9 min.)
Onde: ainda não disponível no Brasil
Único ainda não disponível no país, ‘Opera’ é o mais experimental dos indicados, em que seu diretor, Erick Oh, nos traz uma reflexão acerca do caráter cíclico das condições, conquistas e tragédias da sociedade humana.
Na próxima semana, concluímos nossa trilogia dos curtas-metragens apresentando os indicados a melhor curta de ficção.
Confira os principais eventos da temporada de premiações de 2021:
28 de fevereiro – Globo de Ouro 2021
7 de março – Critics Choice Awards
15 de março – anúncio dos indicados ao Oscar 2021
24 de março – premiação do Sindicato dos Produtores (PGA)
4 de abril – premiação do Sindicato dos Atores (SAG)
10 de abril – premiação do Sindicato dos Diretores (DGA)
11 de abril – Bafta 2021
25 de abril – Oscar 2021