Em 6 de abril de 1943, o renomado escritor, aviador e aristocrata francês Antoine de Saint-Exupéry lançou sua obra mais famosa, intitulada “Le Petit Prince” ou “O Pequeno Príncipe”, simultaneamente em inglês e francês. O livro cativou leitores ao redor do mundo com sua história mágica e poética sobre um jovem príncipe que viaja de planeta em planeta, encontrando personagens peculiares e aprendendo valiosas lições sobre a vida e o amor. No Brasil, o livro foi lançado em 1959, alguns anos após sua publicação original, e desde então tem sido um sucesso de vendas e um clássico da literatura infanto-juvenil em todo o mundo.
“O PEQUENO PRÍNCIPE – O MUSICAL” GANHA DESTAQUE COM VISAGISMO E ROTEIRO INOVADOR
Durante a Segunda Guerra Mundial, Saint-Exupéry foi exilado para a América do Norte. Em meio a turbulências pessoais e sua saúde falhando, produziu quase metade das obras no qual ele seria lembrado, incluindo o conto de solidão, amizade, amor e perda, em forma de um jovem príncipe que caiu na Terra. Em abril de 1943, o escritor deixou os Estados Unidos e entregou o manuscrito à sua companheira, a jornalista Sylvia Hamilton, que o vendeu à Morgan Library & Museum de New York 25 anos depois. Trata-se de uma das obras literárias mais traduzidas no mundo, tendo sido publicado em mais de 220 idiomas.
E em comemoração aos 80 anos desta grande obra, a BibliON – biblioteca digital gratuita de São Paulo, listou livros que farão os amantes da leitura viajarem mais uma vez com “O Pequeno Príncipe”.
“O Pequeno Príncipe” – Antoine de Saint-Exupéry
“O essencial é invisível para os olhos.” Há algumas histórias que transformam o mundo de seus leitores para sempre. O pequeno príncipe é uma delas. Um piloto isolado no deserto do Saara acorda e se depara com um garotinho dizendo: “Por favor, desenhe uma ovelha para mim”. Nesse momento, o piloto se dá conta de que, quando a realidade parece inexplicável, não há outra escolha a não ser sucumbir a seus mistérios. E, justamente, um dos grandes mistérios deste livro é encantar gerações e gerações de leitores há mais de setenta anos, tanto adultos como crianças, que a cada leitura descobrem novos significados para as sábias palavras do principezinho. As belas aquarelas de Saint-Exupéry, aqui reproduzidas como na primeira edição do livro, em 1943, permitem viajar por planetas desconhecidos e se encantar com esta fábula mais do que poética.
“O Pequeno Príncipe em Cordel” – Moreira de Acopiara
Essa obra traz a releitura em cordel de uma das histórias mais conhecidas do mundo. O gênero cordel valoriza a aproximação das personagens tão conhecidas do contexto brasileiro. Esse livro vai emocionar a todos, com a sensibilidade da poética brasileira.
“A Volta do Pequeno Príncipe Carta à Exupéry” – Mary Barbeti
O mundo esperava a volta do Pequeno Príncipe e a seu tempo o garoto loiro voltou, para a alegria de todos os que o aguardavam. Refazendo a trajetória feita em sua primeira viagem pelo espaço, desta vez o garoto pôde conferir como a ação do tempo produziu transformações – ou cristalizações e aniquilamentos – em todos os mundos por ele visitado. Ninguém saiu ileso do passar inexorável da vida. O tempo fez encerrar o ciclo de vida de sua rosa trazendo dor e sofrimento como ele nunca imaginou que pudesse suportar. Também houve mudanças no mundo do rei, do bêbado, do homem de negócios… O vaidoso teve sua megalomania cristalizada. O geógrafo… Quem sabe? De volta à Terra, o jovenzinho e seus novos amigos se tornam personagens de incríveis aventuras que encantarão a todos os que cruzarem com eles.
“O Pequeno Patachu” – Tristan Derème
Patachu é um menino de seis anos que nasceu aqui na Terra, mas está sempre no mundo da lua, viajando em meio a perguntas e pensamentos. Doce, curioso e esperto, ele nasceu nos anos 1920 na França e é tão especial que, dizem, pode ter inspirado Antoine de Saint-Exupéry a criar o Pequeno Príncipe. Existe mesmo uma teoria sobre isso, pois os dois personagens têm muito em comum. Entre tantas coincidências, Patachu também faz crianças e adultos se encantarem com suas histórias e desenhos cheios de poesia, fantasia e reflexões sobre a vida. E, para descobrir se os contos deste livro realmente inspiraram Saint-Exupéry, só existe um jeito: ler e tirar suas próprias conclusões.
“O Principezinho” – Antoine de Saint-Exupéry
O Principezinho não só é um dos livros mais traduzidos e lidos em todo o mundo como tem sido inspirador para leitores de todas as idades. A obra dá-nos a conhecer a história de um piloto obrigado a aterrar de emergência no deserto do Saara e de um rapazinho com cabelos dourados que revela ser um príncipe de outro planeta. É na verdade, uma história sobre a amizade, o amor, a tristeza e a solidão que nos ensina que «só se vê bem com o coração e que “o essencial é invisível aos olhos».