“O NINHO, UM RECADO DA RAIZ” É UMA NOVELA CÊNICA SOBRE A INTOLERÂNCIA E O ÓDIO NO CANAVIAL NORDESTINO

COM TRILHA SONORA ORIGINAL DE ZECA BALEIRO E DIREÇÃO DE NEWTON MORENO, A PEÇA ESTÁ EM CARTAZ NO SESC BOM RETIRO
}

13.03.2024

Ronaldo Gutierrez

A dolorosa procura de um jovem por descobrir suas origens e o passado de sua família é tema de “O Ninho, um recado da raiz”, com direção e dramaturgia do premiado Newton Moreno. O espetáculo estreia no dia 15 de março no Sesc Bom Retiro, em São Paulo,onde segue em cartaz até 21 de abril. O trabalho ainda tem trilha sonora original de Zeca Baleiro, que também assina a direção musical ao lado de André Bedurê. Já o elenco traz Paulo de Pontes, Tay Lopes, Kátia Daher, Badu Morais, Rebeca Jamir Jorge de Paula. Em cena, também estão os músicos Bedurê Pablo Moura.

JOSÉ RUBENS CHACHÁ E CAIO PADUAN ULTRAPASSAM OS LIMITES DA LONA EM  NOVA MONTAGEM DO ESPETÁCULO “PALHAÇOS”

O projeto retoma a parceria de Moreno com o produtor Rodrigo Velloni, parceiros criativos na bem-sucedida montagem “As Cangaceiras, Guerreiras do Sertão” (2019). Escrita em 2009, “O Ninho, um recado da raiz” surgiu quando a Cia. Os Fofos Encenam estava pesquisando a civilização da cana-de-açúcar, o patriarcado feudalista da cana e a região da Zona da Mata, no Nordeste brasileiro, para a criação da peça “Memória da Cana”. Na época, o texto seria usado para compor um dos movimentos de outro espetáculo do grupo, “Terra de Santo”, que foi encenado na sequência.

“Nas minhas pesquisas, acabei descobrindo uma célula nazista, localizada em uma cidade perto de Recife. Lá, havia uma grande empresa de uma família poderosa chamada Lundgren, que é importantíssima para a história da cidade e apoiou alguns nazistas que vieram para cá. Encontrei no Arquivo Público do Estado de Pernambuco uma série de documentos registrando os encontros dessas pessoas com espiões alemães e até reuniões do partido nazista. Tive acesso ao trabalho de pesquisadores e ao livro de uma amiga, Susan Lewis, sobre essa presença dos nazistas no Brasil e nas Américas, e comecei a escrever a história”, conta Newton Moreno.

“AZIRA’I” CONTA A HISTÓRIA DA PRIMEIRA MULHER PAJÉ DA RESERVA ÍNDIGENA DE CANA BRAVA, NO MARANHÃO

E sobre a decisão de retomar essa obra, o autor ainda revela que se trata de uma resposta à nova ascensão da extrema direita ultraconservadora e dos pensamentos fascista e neonazista no Brasil e no mundo. “Recentemente, tive acesso aos trabalhos da saudosa pesquisadora Adriana Dias, sobre o neonazismo no Brasil. E achamos que seria o momento de investigar o porquê a gente ainda convive com essas ideias fascistas, e nessa herança neonazista que nos cerca”, acrescenta.

“O Ninho, um recado da raiz” é uma novela cênica sobre a intolerância e o ódio em terras brasileiras, em pleno canavial nordestino. Obstinado e incansável, um jovem parte em busca de sua origem até descobrir a verdade dolorosa sobre sua família. Ele é alertado sobre os perigos que se anunciam, mas persevera até entender que a descoberta de si é sempre dolorosa.

“Estamos redescobrindo o Brasil e as muitas histórias que estão sendo recontadas ou que nunca foram contadas. Contamos a história de um rapaz que descobre ter sido deixado numa roda de enjeitados de um convento por uma família. E, quando ele quer saber que família é essa, resvala em heranças que ele não imaginava. Trabalhamos esse espelhamento da busca desse menino atrás do seu DNA com a busca de um país atrás do seu DNA”, antecipa o autor.

Já a encenação, conta o diretor, trabalha com um tripé formado pelo texto, o ator e a música em cena. “É no jogo entre essas três forças que a encenação se dá. A música é executada ao vivo e esses atores estão entregando essa verdade, essa busca desse menino. Só que aqui temos realmente uma história mais seca, que flerta com o trágico”, comenta Moreno.

SERVIÇO

“Espetáculo “O Ninho, um recado da raiz”

Onde: Sesc Bom Retiro

Endereço: Alameda Nothmann, 185, Campos Elíseos, São Paulo

Quando: 15 de março a 21 de abril

Horário: sexta e sábado às 20h, domingo às 18h

Quanto: R$ 50 (inteira) R$ 25 (meia)

Classificação etária: 16 anos

Duração: 90 minutos

Informações: através do site

Sua notícia no Pepper?

Entre em Contato

Siga o Pepper

Sobre o Portal Pepper

O Pepper é um portal dedicado exclusivamente ao entretenimento, trazendo ao internauta o que há de mais importante no segmento.

Diferente de outros sites do estilo, no Pepper você encontrará notícias sobre música, cinema, teatro, dança, lançamentos e várias reportagens especiais. Por isso, o Pepper é o portal de entretenimento mais diversificado do Brasil com colunistas gabaritados em cada editoria.