Com mais de 20 peças produzidas, indicação em 61 prêmios e público estimado em mais de 120 mil espectadores, o Núcleo Experimental, dirigido por Zé Henrique de Paula, prossegue trabalhando pela criação de uma identidade brasileira em teatro musical com sua nova montagem, Lembro Todo Dia de Você.
Thiago (Davi Tápias) é um jovem que se descobre soropositivo e inicia uma jornada de autoconhecimento em direção a questões decisivas de sua vida – como o abandono paterno, a descoberta da sexualidade, relacionamentos, amizades e o estigma enfrentado diariamente por pessoas com HIV. Assim é Lembro Todo Dia de Você, musical inédito que estreou na última semana, e fica em cartaz, até 26 de junho no Centro Cultural Banco do Brasil.
Fernanda Maia assina o texto e as letras. As músicas foram compostas por Rafa Miranda. Zé Henrique de Paula dirige e também atua no espetáculo. No palco, além de Zé Henrique, estão os atores Davi Tápias, Gabriel Malo, Bruna Guerin, Anna Toledo, Fabio Augusto Barreto e Fabio Redkowicz, que interpretam doze personagens. O musical tem treze canções originais com influências de vários gêneros, como pop, bolero, disco, jazz e música de jogos digitais. Uma banda com seis músicos regidos por Rafa Miranda acompanha ao vivo os atores.
“Apesar dos avanços científicos que amparam a saúde de quem vive com HIV, os preconceitos, estereótipos e convenções que existem sobre o tema ainda criam um ambiente hostil para os portadores do vírus”, diz Zé Henrique. Lembro Todo Dia de Você chega como uma reflexão sobre o efeito dessas questões na afetividade e emoções desse grupo e seus círculos sociais.
Zé Henrique de Paula diz que, para esse espetáculo, foram feitas pesquisas de campo com jovens portadores de HIV e instituições de amparo a esse grupo. Também foi decisiva para a criação da peça a participação de Rafa Miranda, compositor e regente que emprestou para a obra dados reais da sua vida e experiência como portador de HIV.
“A falta de informação, a solidão, as inseguranças, as frustrações e o sentimento de culpa me deixavam submerso no medo. O Zé e a Fernanda me acolheram e me deram suporte, criando uma rede de segurança onde eu pudesse compartilhar meus sentimentos e sair do silêncio”, diz Rafa. O jovem compositor diz que, ao ouvir os depoimentos de outras pessoas que vivem com HIV, os sentimentos relatados eram muito próximos dos seus, daí a necessidade de falar sobre as questões que atingem os soropositivos, assim como a dificuldade de dividi-las com outras pessoas.
Fernanda Maia reforça que as músicas criadas para Lembro Todo Dia de Você são acessíveis, o que aproxima o público do conteúdo da peça. “É um espetáculo que revisita a história desse rapaz e as relações que se estabeleceram em sua vida, muitas delas atravessadas pelo diagnóstico do HIV” diz Fernanda. Mesmo optando por essa abordagem, a diretora musical reforça que a peça não tem nenhuma pretensão didática ou panfletária.
“A arte não dá respostas; ensina a fazer perguntas melhores, o que guia essa peça não são certezas, mas as dúvidas e questionamentos”, fala Fernanda. Sobre a escolha do gênero musical para falar sobre o assunto, Rafa Miranda complementa: “Há algo de poderoso na junção de música e texto que, só o texto ou só música talvez não dessem conta de exprimir sozinhos”.
SERVIÇO
Musical Lembro Todo Dia de Você
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB – São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – SP
Quando: 18 de maio até 26 de junho
Horário: Sexta, sábado e segunda (20h) e aos domingos (19h)
Quanto: R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia)
Classificação etária: 16 anos
Duração: 100 minutos
Informações: (11) 3113-3651 ou 3113-3652
Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física.